Arnaldo Rabelo

27 outubro 2008

Brasileiros mantém intenção de compra para o Natal

Nem mesmo diante dos rumores de recessão que assombra o mundo nos últimos dias, os brasileiros devem reduzir as suas famosas compras de final de ano. Pelo menos é o que indica uma pesquisa realizada pelo Provar (Programa de Administração de Varejo), da FIA (Fundação Instituto de Administração), em parceria com a Felisoni Consultores Associados.

Segundo os números, o índice de pessoas que não pretendem adquirir itens dos segmentos pesquisados reduziu para 26,2% ante 38,2% do trimestre anterior. A queda também aparece na comparação com o último trimestre de 2007, que apontou 38,8% de rejeição.

Se ficou mais difícil comprar automóveis e imóveis, devido às exigências dos bancos para liberação do crédito, o presente de Natal pode ser bem mais modesto. No topo da lista das intenções de compra estão os itens de “Informática” com 13,2%, seguidos dos segmentos de “Cine e Foto”, com 12,8%, e Eletroeletrônicos, com 11%.

Com relação às compras feita pela internet, houve um aumento nas intenções de consumo com relação ao 3º trimestre, deste ano, passando de 11,6% para 21%. Eletroeletrônicos e produtos de informática lideram a lista com 39,6% e 36,6% respectivamente. Na seqüência vêm livros, CDs, DVDs e revistas que com relação ao levantamento anterior, sofreu queda de 6 pontos percentuais.

Fonte: agência Graffo - 27/10/08

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Já publiquei um post que atualiza este.

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