Arnaldo Rabelo

25 novembro 2012

Mercado da moda ainda não explora todo o potencial do branding

O Administradores publicou uma matéria interessante sobre branding na área de moda. Segue o trecho inicial:

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Não é mais novidade para o mercado que o branding tenha se tornado a bola da vez quando o assunto é promover um relacionamento satisfatório com o público-alvo. De acordo com a análise feita pelo especialista em marketing Gabriel Rossi com as empresas que participam, por exemplo, da São Paulo Fashion Week, a conclusão é de que muito ainda precisa ser feito neste campo. "O mercado da moda ainda não explora todo o potencial que o branding oferece. As limitações que os clientes encontram para entrar em contato com essas empresas na internet, por exemplo, chamam a atenção pela falta de estrutura."

De acordo com Rossi, os websites das empresas avaliadas ainda são estáticos e com uma área de contato em que o cliente apenas pode deixar um e-mail ou mensagem. "Uma boa plataforma de contato assegura às empresas do mundo fashion a oportunidade de ouvir seus clientes e obter vários tipos de feedback, como tendências, os desejos do consumidor, além de comportamentos de compra e muito mais."

Embora seja nítida a possibilidade de diferenciar uma marca e seus produtos pela postura digital adotada pela empresa, o trabalho do profissional de branding no mercado da moda é, para Rossi, um dos mais difíceis. "Uma série de conceitos atua simultaneamente para compor uma experiência junto ao público: o design das peças e a própria celebridade que endossa os produtos. Tudo precisa funcionar como uma orquestra e a diferenciação não é algo tão simples", explica.

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Veja a matéria completa aqui.

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