Arnaldo Rabelo

11 dezembro 2008

Brasileiro mantém otimismo

Estudo mostra que haverá redução no consumo, mas população está otimista para 2009

Apesar da crise, os brasileiros estão otimistas em relação às finanças e à situação econômica do país para 2009. Mesmo assim, por precaução, boa parte da população deverá evitar novos parcelamentos nos próximos meses. É o que aponta uma pesquisa encomendada pela agência de publicidade NovaS/B ao Ibope.

A sondagem revela que 97% da população brasileira já tem consciência da crise e que 67% diminuirão as compras nos próximos meses para não se endividar ou para poupar. No entanto, mais da metade da população (55%) acredita que a situação financeira individual deverá melhorar nesse período e 34% acham que a economia do Brasil deverá ficar melhor do que está no próximo semestre.

Os cortes nos gastos deverão afetar principalmente as vendas de carros, casas e eletrodomésticos. O levantamento aponta que 40% da população já tem dívidas relativas a esses bens atualmente e que 67% não deverão contrair mais débitos para a compra desses itens nos próximos seis meses.

Sobre o nível de informação, 78% afirmam estar mais ou menos ou bem informados sobre a crise. "A maturidade do brasileiro para enfrentar a crise pode estar relacionada ao alto nível de informação sobre o assunto", afirma Bob Vieira da Costa, sócio-diretor da NovaS/B. "Desde a hiperinflação e o congelamento dos preços na década de 80 a população não prestava tanta atenção a um tema", complementa.

Fonte: Cliente S.A. - 11/12/08

Nenhum comentário: