Arnaldo Rabelo

06 dezembro 2008

Contexto inadequado pode arruinar publicidade online

Uma das vantagens da publicidade online, incluindo recursos como o AdWords, é a possibilidade de inclusão do anúncio em um contexto favorável. Isso normalmente é feito automaticamente através da associação com determinadas palavras encontradas na página. Assim, se estou anunciando produtos infantis, escolho a associação com palavras como "criança", garantindo que o anúncio só apareça em páginas com essa palavra. A idéia é que, se alguém está lendo sobre esse assunto, deverá ter maior interesse no anúncio, o que tende a gerar melhores resultados.

O problema é quando a palavra está em um contexto negativo. Os sistemas ainda não identificam facilmente quando o contexto pode prejudicar a publicação do anúncio. Por isso, se a página tem uma notícia dizendo que foi feita uma descoberta sobre os malefícios do consumo excessivo do café, pode aparecer um anúncio de pó de café, certamente com resultados ruins.

Hoje vi um exemplo de anúncio em contexto negativo, mesmo não tendo sido colocado automaticamente. Foi na Folha Online. Veja a figura abaixo.


Logo abaixo de uma notícia sobre um acidente provocado por motorista embriagado, há um anúncio mostrando bebida alcoólica. É um anúncio da Tok&Stok fazendo referência às festas de fim de ano. Neste caso, a solução teria sido uma checagem da Folha ou da Tok&Stok para identificar a associação negativa e, em consequência, mudar o contexto.

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