Arnaldo Rabelo

13 dezembro 2008

Ferramentas contra a crise

A revista Isto É Dinheiro está com uma matéria interessante mostrando quais caminhos as empresas brasileiras podem seguir para enfrentar a crise atual. O texto é ilustrado com casos práticos.

As recomendações gerais são:
- Compartilhe e lidere: “A busca por melhorias é trabalho de formiguinha. Toda a empresa está envolvida” - MARCOS DE OLIVEIRA, PRESIDENTE DA FORD DO BRASIL
- Agregue valor: Na busca de margens mais gordas, a Parmalat decidiu investir mais em mercados premium no meio da crise. O objetivo é se diferenciar dos concorrentes.
- Adapte-se: "Estamos retomando os contatos com os clientes para ajustar as propostas de acordo com o que eles podem pagar" - JUAN QUIRÓS, PRESIDENTE DO GRUPO ADVENTO
- Segure os preços: Para não perder venda e proteger o seu mercado, a Microsoft trava preço do Office em R$ 199 e garante valor em negociação com varejistas.
- Reinvente: Com Luis Miranda no comando, a Avon lançou diferentes pacotes de Natal com produtos mais acessíveis. A meta é manter fiéis clientes conquistados nos últimos anos
- Renegocie: Em período de incertezas, a Embraer chama fornecedores, pede redução de despesas e ainda vai rever contratos com empresas terceirizadas.
- Inove: Para defender o projeto que será diferencial do grupo, a Rhodia mantém investimentos no seu "fio inteligente" e torce por melhora no humor do setor.

O Boston Consulting Group deu as seguintes sugestões:

Veja a matéria completa aqui.

Fonte: Isto É Dinheiro - 12/12/08

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