Arnaldo Rabelo

17 novembro 2008

Natal: vendas online devem crescer 25% no Brasil

O comércio eletrônico brasileiro deve registrar um faturamento de R$ 1,350 bilhão com as vendas para o Natal deste ano. Segundo a consultoria e-bit, esse resultado representa um crescimento de 25% em relação às receitas obtidas com o varejo na web entre os dias 15 de novembro e 24 de dezembro de 2007 (R$ 1,082 bilhão), informa a Folha Online.

Apesar da recente alta no valor do dólar --que encarece os importados--, a consultoria prevê que produtos com componentes tecnológicos deverão ter a preferência dos consumidores nas compras de fim de ano.

A e-bit usa uma pesquisa com dados do terceiro trimestre deste ano apontando que 39% dos entrevistados pretendiam comprar eletrônicos em geral, gastando até R$ 850, seguido por 36% que pretendem gastar com produtos especificamente de informática.

Para o diretor geral da e-bit, Pedro Guasti, as vendas pela internet tem grande potencial no país, e o período natalino pode ajudar aquelas pessoas que não têm tempo de ir às compras ou não têm paciência para enfrentar lojas cheias.

"É importante destacar a comodidade que esse tipo de mercado traz para o consumidor, que fica despreocupado em não ter de gastar seu tempo para ir a uma loja fazer sua compra, além de evitar os imensos congestionamentos característicos das grandes cidades".

Segundo Guasti, a possibilidade de parcelar as compras em até 12 vezes sem juros, contra seis vezes em lojas convencionais, é outro ponto positivo para compras pela web. A e-bit afirma que a crise econômica internacional não irá reduzir o crescimento das vendas pela internet no país. Por sua vez, segundo a consultoria, os norte-americanos deverão gastar menos neste fim de ano, fazendo com que o varejo eletrônico cresça 12% em relação ao mesmo período de 2007.

Fonte: PEGN - 12/11/08

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