Arnaldo Rabelo

01 novembro 2008

Mobile Marketing deve movimentar US$ 150 mi em 2008

Segundo IDC Brasil, o valor corresponde às mensagens de texto enviadas pelos anunciantes

Estudo realizado pelo IDC Brasil mostrou que as mensagens enviadas pelos anunciantes para os celulares de consumidores movimentaram US$ 120 milhões no ano passado, o que fez com que mobile marketing respondesse por 10% de toda a receita das operadoras gerada pelos serviços de valor agregado. De acordo com a consultoria, esse valor deve ultrapassar os US$ 150 milhões até o final de 2008. O número total de mensagens e promoções está em torno de um bilhão por ano quando somadas todas as operadoras.

Em comparação aos Estados Unidos - onde o mercado já está mais maduro - outro levantamento mostrou que, apenas com mensagens de publicidade, o segmento movimentou cerca de US$ 105 milhões. "À medida que os telefones de terceira geração entrarem com força no mercado brasileiro, a tendência é que o País alcance rapidamente esse estágio. Atualmente, esses aparelhos respondem somente por 1,2% da base de celulares", diz Vinicius Caetano, analista de telecom da IDC. "A propaganda baseada em localização também deve se mostrar importante para o mobile. Porém, com o aumento no número de celulares com GPS, é o momento de se discutir profundamente a questão da privacidade para que a plataforma não seja inviabilizada", completa Caetano.

Para o analista, a maior dificuldade para o crescimento dessa mídia ainda é a falta de preparo das operadoras para fornecerem informações detalhadas aos provedores de conteúdo. "O mercado precisa ser segmentado e as operadoras precisam fazer estudos de suas bases para ofertar maior eficiência aos anunciantes", destaca.

Fonte: Meio&Mensagem - 31/10/08

Nenhum comentário: