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21 outubro 2008

Mídia social e comportamento de compra

O uso da mídia social pelos consumidores está mudando a forma como decidem as compras. Para se manterem relevantes, os varejistas precisam achar uma forma de incorporar a mídia social, como redes sociais online (Orkut, Facebook, Peabirus) e blogs nas suas estratégias de marketing.

A geração de compradores online que nasceu a partir de 1980 utiliza muito mais os recursos da internet e os aparelhos portáteis (como celulares) do que as gerações anteriores, de acordo com uma pesquisa deste ano da PriceGrabber. 85% das pessoas pesquisadas dessa geração (conhecida nos Estados Unidos como Geração Y) participam de redes sociais online e 57% estão envolvidas com blogs.

Para atingir este segmento, os varejistas online estão utilizando essas ferramentas. Uma pesquisa de agosto deste ano feita pela Internet Retailer mostra que 39% dos varejistas online utilizam redes sociais, 32% têm uma página no Facebook, 27% no MySpace e 26% no YouTube.

Uma forma como os clientes usam a mídia social é compartilhando suas experiências com as empresas e marcas. Um estudo deste ano feito pela Society for New Communications Research para a Nuance Communications mostra que 3/4 dos pesquisados escolhem as lojas e os produtos baseados na experiência de outros clientes, que as compartilharam online. As formas de informação mais valorizadas pelos clientes são sistemas de busca, sistemas online de classificação (avaliação/comparação), fóruns de discussão e blogs. Fontes confiáveis incluem a família e amigos.

Fonte: eMarketer - 02/10/08

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