Arnaldo Rabelo

21 outubro 2008

As 5 esferas da mídia social

O Stratius Group publicou um artigo interessante chamado "As 5 Esferas da Mídia Social". Nele, explicam que as redes sociais online estão crescendo como nunca, assim como o número de termos e categorias usadas para descrever sites, comunidades e ferramentas utilizadas.

Assim, definiram cinco categorias de classificação das diferentes áreas da mídia social para facilitar a discussão e a definição de foco de atuação para cada negócio.


Rede de relacionamentos: A mídia social normalmente é associada com uma ampla rede de relacionamentos. A rede social MySpace, por exemplo, ficou famosa pela sua popularidade entre o público jovem. A esfera da 'rede de relacionamentos' inclui sites que facilitam que as pessoas se encontrem e se conectem de várias maneiras. A maioria dos sites desta esfera têm pontos em comum com outras esferas também, pois procuram oferecer diferentes ferramentas de mídia social aos seus usuários.

Exemplos: Facebook, MySpace, LinkedIn, Plaxo, Meetup

Publicação: A publicação, compartilhamento e promoção de várias mídias é o foco da esfera de 'publicação'. Isso inclui blogs, sites de publicação e compartilhamento de vídeos e fotos, assim como conhecimento gerado pelo usuário em geral.

Exemplos: YouTube, Flickr, Last.fm, Wikipedia, Slideshare, Squidoo

Nicho: Redes com foco em pequenos segmentos ou nichos podem fazer parte ou ter sobreposições com outras esferas. As redes de 'nicho' podem criar um conteúdo extremamente local e valioso para os usuários de determinadas comunidades. Mas o aspecto geográfico é apenas um tipo de nicho. Sites para interesses muito específicos, como de programas de TV ou de esportes, também fazem parte desta esfera.

Exemplos: Ning, My Church, Passport Stamp, Kirtsy

Interligação: Compartilhar links (ou interligações) para artigos e outros conteúdos é a prioridade para os sites da esfera da 'interligação'. São mais conhecidos como sites de bookmark social, mas esse termo perdeu um pouco seu sentido quando esses sites passaram a ter como função principal compartilhar links, não arquivar páginas preferidas. Muitos utilizam um sistema de votação para avaliar a popularidade dos links e promovê-los.

Exemplos: Mixx, Reddit, Stumble, HubDub, Newsvine

Interação: Jogos online para múltiplos participantes e mundos virtuais fazem parte da esfera de 'interação'. O foco destas redes é a interação com outras pessoas. A parte interativa pode ser um mundo virtual 3D, grandes ambientes para jogos ou comunidades onde os usuários trabalham juntos para resolver problemas e criar produtos e serviços.

Exemplos: Second Life, NameThis, Webkinz, Mosio, Threadless


Fonte: Stratius Group

Nenhum comentário: