Arnaldo Rabelo

04 julho 2008

L'Oreal concentra esforços na internet

Marca de colorações da L'Oreal reformula site e lança ação de marketing viral para anunciar novidade

A Imedia Excellence, da L'Oreal, aposta na internet para conquistar novas consumidoras e se aproximar das mulheres que já optam pela linha de coloração. O site da marca foi reformulado e uma ação de marketing viral já está no ar, ambos protagonizados pela atriz Grazi Massafera, atual porta-voz da marca.

De acordo com a gerente de produto de Imedia Excellence, Marcela Rezende, a expectativa é de que as iniciativas ativem as vendas de toda a gama de cores da marca que completa 55 anos em 2008, além de torná-la ainda mais conhecida. A Imedia Excellence é líder em valor no mercado, segundo os dados da leitura de março/abril da Nielsen/ Retail. "Na internet, as pessoas escolhem o que querem ver, estão dispostas a se informar sobre determinado produto, ao contrário da TV onde os consumidores são impactados independente da sua vontade", explica.

A agência Publicidade Interativa assina página. A idéia é fazer com que a consumidora sinta-se em casa, por isso o nome Maison Imedia Excellence - maison significa casa em francês. O conteúdo interessante sobre o tema foi planejado para garantir mais tempo de permanência online. A navegação é fácil e a usuária pode escolher o nível de informação que receberá de acordo com seu perfil (se já teve ou não contato com o mundo da coloração).

O novo site utiliza ferramentas de web 2.0, permitindo, por exemplo, que as consumidoras enviem suas próprias dicas referentes ao universo da coloração e descubram sua cor ideal, a partir de dados como tonalidade original do cabelo, da pele e dos olhos. O ambiente também reúne dicas de aplicação, responde às principais dúvidas sobre o assunto e disponibiliza as bulas dos produtos para download.

"Esse site é um compilado de todos os sites de coloração do mundo. Não existia um lugar que reunisse todas as informações que as consumidoras buscavam sobre o assunto. A partir daí, senti a necessidade de reformular nossa página", conta Marcela.

Já a ação de marketing viral, anuncia o lançamento da coleção "Mel Encantador". Um e-mail marketing foi enviado para consumidoras do Brasil e da França, instigando sua curiosidade com a pergunta "O que está acontecendo com a Grazi" e contando que a atriz está muito animada.

Ao clicar no link no final do e-mail, as usuárias são direcionadas para uma página onde uma "amiga" dá um depoimento e pede que digitem seus números de telefone para que Grazi possa ligar para contar a novidade. A atriz então "telefona" para a consumidora e anuncia a tonalidade que está usando. Somente entre a última sexta-feira, 27 e o final de sábado, 28, já foram 10 mil ligações, de acordo com a Imedia Excellence.

Segundo Marcela, o lançamento de colorações criadas para celebridades - batizado como "Animação de cores" - tem apresentado bons resultados e já foi realizado com as atrizes Cristiane Torloni, Alinne Moraes e Maria Fernanda Cândido. "As mulheres sempre querem saber a cor do cabelo que as atrizes estão usando nas novelas", comenta.

A estratégia para o lançamento da coleção "Mel Encantador" prevê ainda comercial para TV, material para ponto-de-venda e anúncios para revistas. A campanha está sendo criada pela McCann Erickson e deve entrar no ar no final de julho. O novo site será divulgado por meio de banners e links patrocinados.

Fonte: Meio & Mensagem - 02/07/08

Nenhum comentário: