Arnaldo Rabelo

26 junho 2008

Novos domínios, com sufixos diferentes, poderão ser usados na internet

Saiu no Blue Bus a informação de que já está aprovada a proposta de relaxar as regras de criação de domínios de internet, o que permitirá a introdução de novos sufixos além do '.com'. Possibilitará às marcas terem endereços com seus nomes como sufixo como, por exemplo, '.ibm', '.coke' ou '.nyc'.

Apesar de aprovada a proposta, os novos domínios vão levar meses para serem criados. A Icann, organização responsável pelos endereços de internet, ainda precisa definir detalhes, incluindo os valores que serão cobrados pela obtenção dos novos domínios. O Wall Street Journal de ontem (dia 25) publicou que o custo deverá ser alto e poderá custar de 100 a 500 mil dólares, algo só acessível a grandes empresas. Um dos motivos do preço proibitivo é evitar o leilão de domínios (que ocorre hoje) e o registro do nome de uma marca por alguém que não a represente.

Paul Twomey, presidente da Icann, tem a expectativa de que a ampliação de domínios leve a mais sites na web e possibilite indivúduos e grupos a expressarem melhor suas identidades. A matéria encerra lembrando que certos domínios são pouco usados hoje por serem de difícil memorização, como o '.biz' ou o '.info'.

Fontes: Blue Bus - 26/06/08 - Wall Street Journal - 25/06/08

Nenhum comentário: