Arnaldo Rabelo

26 junho 2008

Bradesco é a marca mais valiosa do País

Segunda posição ficou com o Banco Itaú, cuja marca vale R$ 9 bilhões, e, em seguida, Banco do Brasil, com R$ 7 bilhões

A discussão sobre a possibilidade de medir o valor de bens intangíveis ganhou um forte argumento na última semana. O estudo anual “As Marcas mais Valiosas do Brasil", da BrandAnalytics, é a defesa de que é possível contabilizar marcas de companhias abertas, independentemente dos setores em que elas atuam. O ranking, ano-base 2007, teve o Bradesco como bicampeão, com uma marca de R$ 11 bilhões. No estudo anterior, a cifra era de R$ 7,9 bilhões.

A segunda posição ficou com o Banco Itaú, cuja marca vale R$ 9 bilhões, e Banco do Brasil em terceiro, com R$ 7 bilhões. (Veja o ranking completo abaixo / clique na imagem para ampliar). De acordo com os organizadores do estudo, os critérios são perspectivas de lucros futuros dos ativos intangíveis, como qualidade de produtos e atendimento, nível de comunicação com o público e o mercado, capital humano e intelectual, princípios morais e governança corporativa, entre outras características. A Brand Analytics também leva em consideração expectativa de lucros futuros da marca e análise de risco.
“Marcas são os ativos mais valiosos de uma empresa. Cumprir promessas ao entregar produto ou serviço é primordial na formação de seu valor”, explica Eduardo Tomiya, engenheiro de produção e um dos diretores da BrandAnalytics. “A força da marca gera lealdade por parte dos consumidores”, ressalta.

Fonte: Financial Web - 12/06/08

Um comentário:

Unknown disse...

Realmente as instituições financeiras vem apostando muito em posicionamentos e reposicionamentos de suas marcas, melhorando seu institucional com ações de mkt relacionado a causa (como do Bradesco com o Banco do Planeta), mkt de relacionamento, branded content, etc.

Tiago Cunha
Atendimento e Planejamento
Estudante de Mkt