Arnaldo Rabelo

04 março 2008

Votorantim muda logomarca

Sutil redesenho feito pela Interbrand Brasil comemora os 90 anos de história da empresa

Mudanças nas logomarcas de grandes empresas costumam ser sutis quando não se quer correr o risco de abalar a credibilidade conquistada durante muitos anos de mercado. É o caso do Grupo Votorantim, que na semana passada apresentou aos seus funcionários o redesenho de sua marca, desenvolvido pela Interbrand Brasil.

Com isso, a companhia deu início às comemorações dos seus 90 anos de história. Nascido como Grupo Industrial Ermírio de Moraes, em 1918, a companhia adotou a denominação de Grupo Votorantim em 1972. Desde então, essa é a segunda mudança em sua logomarca, que já havia sido alterada em 2001.

"Esse é um passo alinhado com o perfil, os valores e o posicionamento de um grupo em constante evolução", frisa Carlos Ermírio de Moraes, presidente do Conselho de Administração da Votorantim Participações.

Segundo Beto Guimarães de Almeida, diretor de criação da Interbrand Brasil, o trabalho de sua empresa objetivou deixar ainda mais clara a identidade da Votorantim, além de dar maior destaque ao ícone da marca, representado pela letra "V" estilizada. "O reflexo de luz e um tom de azul mais vivo também fazem com que o conjunto fique mais harmônico e contemporâneo", detalha.

O projeto da Interbrand Brasil contempla ainda novas diretrizes de exposição da marca Votorantim, através da adoção de manuais de padrão visual. A intenção é unificar sua utilização na comunicação de todas as empresas do grupo e em todos os 13 países nos quais a companhia brasileira está presente.

O Grupo Votorantim emprega cerca de 60 mil profissionais e mantém unidades industriais nas áreas de cimento e concreto, mineração e metalurgia, celulose e papel, suco de laranja concentrado, especialidades químicas e autogeração e distribuição de energia elétrica.

Fonte: Meio & Mensagem - 03/03/08

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