Arnaldo Rabelo

02 março 2008

Agências tradicionais não dominam mídia social

Os clientes estão começando a dar maior atenção à mídia social (blogs, redes sociais, sites de compartilhamento de vídeo...), mas as agências tradicionais de publicidade ainda não dominam as ferramentas apropriadas para ajudar seus clientes a terem sucesso nessa área. É o que mostra uma pesquisa recente da TNS/Cymfony, feita com executivos de marketing dos Estados Unidos, França e Reino Unido.

Um fator identificado pela pesquisa é que o modelo atual de remuneração das agências enfatiza a mídia convencional. A Forrester Reasearch publicou um relatório (disponível em inglês para compra) em janeiro mostrando que as agências de publicidade não estão estruturadas para atuar de forma adequada em mídias não massificadas. Por outro lado, os consumidores confiam cada vez menos nas mensagens publicitárias. Preferem confiar na indicação de amigos e outras pessoas com as quais se relacionam através de comunidades (virtuais ou não). A tecnologia tem facilitado cada vez mais ao público fugir dos tradicionais comerciais.

Para se adaptar à tendência, as agências deverão cada vez mais mudar seus processos e passar a desenvolver conexões com os consumidores ao invés de apenas criar mensagens, passar a atrair clientes para suas interações ao invés de enviar peças publicitárias, passar a facilitar diálogos ao invés de orquestrar campanhas. Deverão começar se conectando com comunidades de consumidores e eventualmente se tornar parte fundamental delas.

Fonte: AdWeek

Um comentário:

Paulo Peres disse...

"...desenvolver conexões com os consumidores ao invés de apenas criar mensagens, passar a atrair clientes para suas interações..." Isto poderia-se traduzir como Branding e/ou Brand Experience. O mundo das experiências e da valorização de uma essência de marca. E quem ganha é o BuzzMarketing.
Abs