A Alpargatas International, subsidiária da Alpargatas, adquiriu da Bata, com sede em Cingapura, a marca "Hawaianas", que estava registrada em 14 países, sobretudo na Ásia.
As empresas não revelaram o valor do negócio. Dona da marca "Havaianas", a Alpargatas poderia ter dificuldade em registrar a marca nesses países, de acordo com Marcio Utsch, presidente da Alpargatas. O executivo informou, porém, que os países não são "prioritários" dentro do projeto de internacionalização da marca. A Bata não fabrica nenhum produto com a marca "Hawaianas", apesar de detê-la há anos. A negociação foi rápida, segundo Utsch. "Eles consideraram que a marca é mais nossa do que deles".
A Bata é considerada uma das maiores produtoras de calçados e bolsas do mundo (o volume e o faturamento não são divulgados), com operações em 50 países e uma rede de 4,6 mil pontos-de-venda. Marcas como "Marie Claire" (moda feminina), "Bubblegummers" (de calçados infantis e "Power" (artigos esportivos) são produzidas pela Bata em fábricas na China, Paquistão e Cingapura. A empresa foi fundada em 1894 na antiga Tcheco-Eslováquia, pela família Bata. Até hoje membros do clã estão no comando da companhia.
A marca Havaianas é o carro-chefe da internacionalização da Alpargatas. Recentemente, a empresa abriu um escritório nos Estados Unidos para ampliar as vendas no Hemisfério Norte. O escritório americano vai exigir investimentos de US$ 50 milhões até 2011.
Fonte: Valor Online - 21/12/07
Arnaldo Rabelo
03 janeiro 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Um comentário:
Muito bom material.
Postar um comentário