Arnaldo Rabelo

26 dezembro 2007

Ruffles amplia mercado e assina linha de biscoitos

Depois de consolidar sua liderança no mercado de batatas fritas, a marca Ruffles, da Elma Chips (Pepsico) alça vôos para segmentos diferentes dentro do setor de macro snacks (aquelas guloseimas que comemos entre as refeições, como salgadinhos, pipoca, chocolates, biscoitos e outras coisinhas). Ruffles assina agora uma linha de biscoitos, a Toast.

Na verdade um produto híbrido entre um salgadinho e um biscoito tipo salgado. Isso porque a Ruffles Toast possui alguns atributos de biscoito, como a embalagem, o formato e a presença do trigo em sua formulação. "Estamos saindo do mundo da batata, em que a marca Ruffles já está consolidada como um produto para jovem, e nos aproximando do mundo dos biscoitos, oferecendo para esse jovem uma nova opção", afirma o diretor de marketing da Pepsico, Carlos Ricardo.

"O lançamento de Ruffles Toast é um movimento muito importante para a marca, que mostra, depois de 25 anos, ter muito fôlego para atuar em outros segmentos", comenta a gerente de marketing da Pepsico, Carla Dias Araújo.

Com a entrada de Ruffles em um novo segmento, Ricardo comenta que a marca estará presente em locais diferente do ponto-de-vendas. "O que com certeza aumenta ainda mais sua visibilidade", afirma o executivo.

Ruffles Toast está em uma embalagem diferenciada, o saquinho laminado fica dentro de uma caixa cartonada, o que diferencia o produto das tradicionais batatas fritas. A investida no segmento de biscoito chega em dois sabores: Pão na Chapa e Queijo Temperado. "Por enquanto vamos consolidar os novos produtos para depois pensar em mais novidades nesse setor", afirma Carla.

Outra novidade da marca é Ruffles Palito, com o formato muito parecido com as batatinhas fritas das lanchonetes fast food. O grande diferencial fica mesmo para a apresentação do produto. O tradicional saquinho laminado vem dentro de uma caixinha cartonada muito parecida com as das lanchonetes.

Sabor brasileiro
Segundo dados do Instituto Nielsen, a Elma Chips lidera o mercado nacional de batatas fritas com uma participação de 77,5%, em volume. Já a marca Ruffles possui, também em volume, uma fatia de 74% desse mesmo mercado.

O desenvolvimento dos novos produtos foi feito no Brasil. "Inclusive, foi um pouco difícil para os executivos estrangeiros entenderem o sabor Pão na Chapa, uma vez que trata-se de uma tradição bem brasileira", comenta Ricardo.

Sem divulgar valores, o diretor da Pepsico revela que para 2008 o investimento em comunicação na marca será ainda maior do que este ano.

"Estamos prevendo uma grande campanha para a marca, uma das principais da companhia", afirma. A AlmapBBDO assina as campanhas da Pepsico no Brasil. Além dos novos produtos e da estratégia de atuar em um mercado diferente, a marca também anuncia o lançamento do sabor, em edição limitada, Pizza no segmento de batata frita.

Já em dezembro e com mais intensidade no verão, tem início uma campanha de marketing de guerrilha com diferentes ações voltadas para o público jovem com o apoio do "Manifesto do Barulho Ruffles", que convida os consumidores a escreverem frases que irão compor o manifesto.

Para incentivar a participação, a marca colocou em circulação um microônibus que está visitando cidades do litoral de São Paulo e do Sul do Brasil, além de eventos, shows e locais de grande concentração de jovens. Para dar suporte à campanha, também foi criado um espaço temático inflável, o Ruffles Giant, uma tenda de 70 metros quadrados em forma de uma batata. A ação foi desenvolvida pela Future Group.

Na opinião do gerente de produto da Pandurata, empresa responsável pelas marcas Bauducco, Visconti e Fritex, André Thiago Rodrigues, esse é um mercado que vem crescendo muito e tem um ótimo potencial para 2008. "A marca Assado, por exemplo, já representa 20% do volume de produção de nossa linha de salgadinhos", afirma.

O executivo revela que somente a linha de salgadinhos da empresa, que a partir de janeiro de 2008 passa a se chamar Visconti, eliminando a marca Fritex do mercado por remeter a produtos fritos, registrou um crescimento de 30% este ano. "E para o ano que vem, a expectativa é manter o crescimento nesse número", comenta Rodrigues. "São produtos voltados para quem busca uma vida mais saudável, com baixo consumo de gorduras, daí o sucesso das linhas assadas e com 0% de gordura trans presentes nesse mercado", finaliza Rodrigues.

Fonte: Gazeta Mercantil - 21/12/07

Nenhum comentário: