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14 agosto 2007

Xerox tropicaliza comunicação

Traduzido pelo slogan "Brasil, o país da cor", novo conceito se apóia nos elementos da cultura e do ambiente nacionais, como fauna, geografia e alimentos

Presente há 42 anos no mercado brasileiro e tendo conquistado uma posição de destaque no segmento de equipamentos de reprodução e impressão gráfica e digital, a Xerox Brasil dá início a uma nova estratégia de marketing, que pela primeira vez se desprende dos padrões mundialmente estabelecidos e foca diretamente o consumidor brasileiro, fazendo uso de elementos típicos do País.

De acordo com Fábio Neves, diretor de marketing do braço nacional da Xerox Corporation — grupo que somou faturamento global de US$ 15,9 bilhões no ano passado —, a “tropicalização” dos esforços de campanha só foi possível em decorrência da maturidade que o grupo conquistou dentro do cenário nacional e da relevância que os negócios brasileiros alcançaram para a companhia. “O Brasil é um dos mercados com maior potencial de crescimento dentro do segmento de tecnologia e de impressão. Isso nos fez perceber a necessidade de adaptar um conceito exclusivamente a esse público”, conta o executivo.

Traduzido pelo slogan “Brasil, o país da cor”, o novo conceito se apóia nos elementos da cultura e do ambiente nacionais, como fauna, geografia e alimentos. A estratégia é assinada pela Wunderman, agência de marketing de relacionamento associada à Young & Rubicam, que detém a conta global da Xerox.

À frente do atendimento local da marca desde março do ano passado, a Wunderman buscou ilustrar a campanha com misturas de cores que só seriam plausíveis dentro do universo brasileiro. O diretor de criação da Wunderman, Alexandre Ravagnani, acredita que o País é a fonte ideal para a exploração e valorização da cor. “Por mais que vivamos em um mundo globalizado, o consumidor não é igual e quer algo que se aproxime dele”, ressalta.

Ravagnani ainda explica que a opção por veicular a campanha somente em mídia impressa se deve ao fato de o meio possibilitar a exposição do próprio serviço de impressão em cores que a marca pretende valorizar. Além dos outdoors e backlights, a iniciativa será veiculada em revistas de circulação nacional e jornais da Região Sudeste.

Fonte: Meio&Mensagem

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