Arnaldo Rabelo

07 fevereiro 2007

Habib´s reposiciona marca

"Muito mais por você". Este é o novo conceito da marca Habib´s, um dos negócios mais bem-sucedidos do País. Assinada pela agência Z+, a campanha de reposicionamento de imagem tem como objetivo mostrar que, além de qualidade e preço, o Habib´s faz muito mais pelos seus clientes. A iniciativa faz parte da estratégia de marketing para fortalecer a imagem institucional e atrair novos consumidores.

De acordo com Alberto Saraiva, presidente da rede Habib´s, para sintonizar as vontades dos atuais e potenciais consumidores, a rede investe cada vez mais em pesquisas. "O resultado dessa iniciativa é que a campanha reforça a grande diversidade do nosso cardápio, e mostra que somos uma rede de fast food diferente, com personalidade, ótimo serviço, produtos de qualidade e preço imbatível", diz.

O novo conceito, "Muito mais por você", foi definido a partir da pesquisa qualitativa, com consumidores entre 15 e 17 anos e pais com filhos (até 10 anos), das classes B e C, em São Paulo e Rio de Janeiro. "Com o desafio de mexer em um time que está ganhando, fomos para as lojas entender a percepção dos clientes e, principalmente, como estes se relacionam com a marca Habib´s", comenta Aluisio Guimarães, sócio e diretor de planejamento da agência.

A pesquisa apontou que a diversidade é um dos atributos da rede mais lembrados pelos entrevistados. A começar pelo cardápio das lojas, que não se restringe às famosas esfihas. Pizzas, fogazzas, sorvetes etc. disputam a preferência dos clientes com os pratos árabes. Os entrevistados também elogiaram os vários pontos de contato com a marca: restaurante, drive-thru, delivery e o Bib´s Festa. "O Habib´s oferece a rapidez do fast food com as mordomias típicas de restaurante, o que atrai diversos públicos", explica Guimarães. Com isso, em uma única loja, podem se encontrar famílias, adolescentes recém-saídos das baladas e colegas de trabalho, em divertidos happy hours.

Para traduzir a diversidade da rede, a campanha utiliza uma linguagem bem-humorada. As peças gráficas ganharam um tom lúdico, no qual algumas das letras são substituídas por fotos de alimentos - pizza, sorvete etc. -, pessoas (crianças, jovens etc.) e ilustrações de objetos que compõem o universo dos diferentes públicos do Habib´s."Além de preço baixo, o Habibs tem muito mais qualidade e variedade do que a maioria das pessoas pensa, e a campanha comunica isso com uma linguagem irreverente, agregando modernidade, atitude e jovialidade à marca", comenta Alan Strozenberg, sócio e diretor de criação da Z+.

O filme, previsto para entrar no ar nesta semana, traz os mesmos elementos da linguagem gráfica, em animação. Inspirado nas colagens e animações de Terry Gilliam nos programas de TV do grupo inglês Monty Python, as cenas ilustram com muito bom humor que todo ser humano sempre quer mais. As colagens vão mostrando esses diferentes desejos, nas diferentes idades, sob uma locução acelerada e muito divertida, deixando claro todos os esforços da rede Habib´s para entender seus consumidores. "Essa ‘cara’ dá ao Habib´s uma personalidade única no segmento", acrescenta o diretor de criação.

Fonte: Consumidor Moderno

2 comentários:

Paulo Peres disse...

Sempre achei o Habib´s uma marca diferente, e que a cada ano vinha se destacando pelos produtos singulares à nossa cultura alimentar, e por sempre apresentar propostas visuais boas para as lojas. È uma das franquias que mais cresce no país.
Parabéns Arnaldo pelo post.

Fabiano Silmes disse...

Realmente Arnaldo o Habib's é o que podemos dizer:uma empresa de visão, que posicionou muito bem sua marca junto aos consumidores,apresentando sempre propostas inovadoras,na apresentação de seus layouts, conseguindo desta forma,firmando-se como uma gigante no,tão concorrido, mercado Fast-Food.

Muito bom o seu post,muito bom mesmo.

Abraços.