A subsidiária da Unilever no Brasil já colhe os frutos da decisão que tomou no início da década de 90 de mergulhar fundo para entender os desejos dos consumidores de baixa renda, como os do Nordeste. Ao longo de alguns anos, os principais gerentes de produtos da companhia percorreram várias regiões do Nordeste. Alguns passaram dias, outros ficaram meses a fio observando hábitos em busca de sinais para compor o desenho nos novos produtos. O resultado desse esforço está hoje claramente estampado nos percentuais de participação de mercado das linhas lançadas com base naquelas investidas.
O mais notável exemplo é o detergente em pó Ala, vendido exclusivamente no Norte e no Nordeste e que se tornou um grande case de sucesso no grupo Unilever. O produto saltou de uma fatia de 0,9% de participação de mercado após o lançamento, em 96, para a atual, de 22,7%, que o coloca na posição de segunda marca mais consumida no Nordeste, perdendo só para o Omo, com 24,5% na região. Já no âmbito nacional a participação de mercado da marca Omo é de 48 %. Hoje, mercado nordestino de sabão em pó é o que mais cresce no País. Enquanto o volume expandiu-se 7% no mercado nacional em 2005, no Nordeste cresceu 8,7%. Hoje, o Nordeste representa 25% do segmento e movimentou R$ 2,5 bilhões em 2005.
Arnaldo Rabelo
13 dezembro 2006
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