Profissionais, mídia, agências de propaganda e clientes devem ter com os consumidores populares os mesmos cuidados que têm com os consumidores de luxo. Campanhas publicitárias e marketing devem fazer uso de técnicas sofisticadas para todos os tipos de público.
Existe uma demanda reprimida gigantesca na classe popular e isto não é levado em conta pelos profissionais que atuam em marketing. A oferta de crédito para esta classe tem crescido em média 25% ao ano nos últimos 5 anos. Isto é pouco perto da vontade maior que o consumidor popular tem de acesso aos produtos.
O mercado deve avaliar e identificar as reivindicações da classe popular no que diz respeito a consumo e desenvolver produtos adequados ao bolso do cliente. No segmento de luxo, o cliente é avaliado pelo seu comportamento. No popular, o cliente deve ser avaliado pelo produto que ele está buscando. O ideal é ouvir o cliente, entender o que ele quer e ver o que cabe no bolso.
[Baseado em entrevista de Marcelo Velloso, da Losango, à Consumidor Moderno]
Arnaldo Rabelo
17 agosto 2006
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