Arnaldo Rabelo

31 maio 2006

Redes Sociais Online

As redes sociais online, como o Orkut, o MySpace, o YahooGroups, a Wikipedia, o novo TagWorld ou mesmo ferramentas de publicação de conteúdo como os blogs estão tendo impacto sobre como os negócios são feitos. As empresas estão mudando a maneira de se comunicar, de tomar decisões, de desenvolver e vender seus produtos, porque o crescimento de novas ferramentas permite às pessoas se expressarem mais facilmente online.

Novas bandas de música têm se lançado através de redes como o MySpace e têm conseguido público suficiente para negociar grandes contratos com gravadoras. Essa rede conseguiu em 2 anos e meio nada menos que 72 milhões de usuários! As pessoas não estão interagindo apenas com o computador ou com informação, mas com outras pessoas.

Este público representa uma audiência segmentada para anunciantes. Eles fornecem informações detalhadas para os profissionais de marketing. Se o seu produto é bom, eles ajudarão a construir a fidelidade de uma legiãon de fãs. Se o produto é ruim, eles reclamarão aos quatro ventos até que você faça alguma coisa a respeito. Eles têm se organizado de modo a pressionar multinacionais e governos.

As redes sociais online não têm sido só um lugar interessante para anúncios, mas para encontrar boas idéias, para construir marcas baseado em indicações boca-a-boca e um lugar para encontrar novos talentos. Um fenômeno interessante é que ao invés de produzir material para um público específico, as redes têm permitido que seus usuários criem o conteúdo que os interessa. Os consumidores não são mais passivos. Agora é fácil para eles conseguir informações que interessam sobre empresas, produtos e marcas, e publicar suas opiniões a respeito.

Os profissionais de marketing, embora interessados no assunto, ainda não estão planejando seu uso a curto prazo. Se o público deles for usuário de internet, especialmente de banda larga, deve ser impactado pelas redes sociais.

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