Arnaldo Rabelo

31 maio 2006

Franqueado considera marca maior benefício

Cerca de 59,6% dos franqueados brasileiros consideram o valor da marca o principal benefício ao investir numa franquia. Já entre os franqueadores, 38% apontam que o fortalecimento de um nome é a principal vantagem em introduzir esse modelo de negócio. Os dados fazem parte do estudo 'Franquia Empresarial no Brasil: Relacionamento Franqueador - Franqueado', divulgado nesta terça-feira (30/05) pelo Programa de Administração de Varejo (Provar) da Fundação Instituto de Administração (FIA).

Na pesquisa foi mostrado que, além das questões relacionadas à marca, 18,5% dos franqueados apontam que ter um negócio com reconhecimento de mercado é uma chance a mais de obter sucesso. Entre os franqueadores, 30% acreditam que a rapidez na expansão dos negócios é a principal vantagem de investir no setor. Mas, apesar de 82,5% dos franqueados se dizerem satisfeitos ou muito satisfeitos com seus negócios, diversos problemas foram levantados por ambas as partes.

Para os franqueados, a falta de apoio em ações promocionais (90%), a baixa flexibilidade (27%) e a autonomia (19%) são as maiores dificuldades. Entre os franqueadores, 40% apontaram o risco de perda de padronização como um entrave. Neste quesito, o grande problema está na atualização do franqueado: apesar de 82% participarem dos treinamentos oferecidos pelo franqueador, 58% não fazem consultas aos manuais da empresa.

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