Arnaldo Rabelo

09 junho 2015

O licenciamento gerou US$ 241 bilhões em vendas em 2014

Um novo relatório da LIMA (a associação americana de licenciamento) diz que as vendas globais de bens de consumo licenciados atingiu cerca de US$ 13,4 bilhões em receitas de royalties e US$ 241,5 bilhões em vendas no varejo em 2014.


O mercado norte-americano contribuiu com 60% de todas as vendas mundiais no varejo de produtos licenciados, ou US$ 144 bilhões.

A Europa foi responsável por pouco menos de 25% do total, com mais de US$ 57 bilhões, enquanto a Ásia gerou quase 10% ou US$ 24 bilhões.

Segundo dados da Abral, a receita brasileira com licenciamento é cerca de US$ 4,2 bilhões (1,7%).

As categorias de produtos mais importantes no setor de licenciamento são:
  1. personagens e entretenimento - US$ 107 bilhões (44%)
  2. marcas corporativas - US$ 53 bilhões (22%)
  3. moda - US$ 29 bilhões (12%)
  4. esportes - US$ 26 bilhões (11%)
  5. publicações -  US$ 12 bilhões (5%)
  6. marcas universitárias (ligadas a times universitários) - US$ 4,6 bilhões (1,9%)
  7. celebridades - US$ 3,3 bilhões (1,4%)
  8. música - US$ 2,3 bilhões (1,0%)

Nenhum comentário: