Arnaldo Rabelo

07 dezembro 2012

Entenda a estratégia das 5 marcas com mais fãs no Facebook


Se você está com dificuldades em fazer sua página no Facebook decolar, pode ser útil observar o que fazem as páginas campeãs em número de fãs.

Uma boa maneira de aprender uma técnica é observar o que fazem os mestres, os grandes vencedores, procurando extrair lições de suas melhores práticas. Nesse sentido, se queremos entender como colocar em prática uma eficiente política de marketing no Facebook, podemos consultar no site da Fan Page List a lista das empresas com maior número de curtidas do Facebook e verificar o que elas andam fazendo.

Estudo de Caso 1 - Facebook
Com 82.089.294 curtidas até o momento em que escrevemos este artigo, a página oficial do Facebook dedica-se a criar e manter o “culto” à marca, incentivando os usuários a permanecer ativos na rede estimulando uma visão mítica da própria empresa e do serviço que ela oferece.
A página oficial do Facebook é atualizada apenas a cada 2 ou 3 dias. A linguagem é sempre a mais simples e acessível, especialmente quando o objetivo é esclarecer novos recursos do sistema. De uma certa forma, esta página funciona como uma espécie de “FAQ” sobre o Facebook, contendo informações básicas sobre todos os aspectos interessantes sobre o uso do serviço.

Lições do caso Facebook:

  • Sua página no Facebook pode servir para criar e reforçar uma aura mítica em torno de sua marca, refletindo os valores, a visão e a missão de sua empresa.
  • Caso a sua marca já tenha grande visibilidade, não é necessário um grande número de atualizações para manter satisfeitos os seus fãs.
  • O público das fan pages é necessariamente genérico. Mantenha as mensagens simples.
  • Use sua página no Facebook para esclarecer didaticamente os aspectos mais complexos ou desafiadores do seu produto ou serviço.


Estudo de Caso 2 - Coca-Cola
Somando 55.848.948 fãs até este momento, a página oficial da Coca-Cola no Facebookfoi criação de dois fãs da marca, que decidiram criar uma página alimentada prioritariamente por conteúdo gerado pelos usuários. O número de fãs subiu rapidamente a mais de 1 milhão. A empresa acabou assumindo a página e contratando seus dois idealizadores como “consultores”.
O foco da página é no conteúdo gerado pelos usuários e nas ações filantrópicas patrocinadas pela empresa, mantendo a identidade corporativa em dia com as aspirações dos fãs.

Lições do caso Coca-Cola:

  • Seus fãs são o seu melhor ativo nas redes sociais. Faça com que eles se sintam valorizados.
  • Desenvolver e contratar usuários como evangelistas da marca nas redes sociais é uma excelente maneira de capitalizar e recompensar a criatividade dos seus clientes.
  • Em vez de simplesmente vender, vender e vender, você pode conquistar ainda mais fãs contando a eles as coisas boas que sua empresa faz.


Estudo de Caso 3 – MTV
Com 39.633.635 de fãs, a página oficial da MTV no Facebook se caracteriza por ser bem mais do que um simples braço da marca na rede social, tendo se convertido em um canal de referência para os multifacetados interesses da cultura jovem em nível mundial. Nessa página, o público de adolescentes e adultos jovens encontram informações sobre celebridades, links para programas da emissora e outras fontes de informações externas, fotos curiosas, jogos, enfim, é um verdadeiro portal de entrada para os temas de cultura pop com maior interesse pelo público visado.

Lições do Caso MTV

  • A sua página no Facebook pode ser algo mais do que uma simples caixa de ressonância para conteúdo criado em outro lugar, para se tornar uma publicação com personalidade e conteúdo próprios.
  • Identifique precisamente o seu público, pesquise intensamente os seus interesses e, em seguida, crie conteúdo voltado exclusivamente para esses interesses.
  • Sua página no Facebook pode ser bem sucedida mesmo cobrindo uma gama muito variada de assuntos, desde que reflitam os interesses de seus públicos.


Estudo de Caso 4 – Disney
A estratégia da Disney no Facebook é de uma simplicidade tão grande que é possível explicá-la integralmente com uma única palavra: herança. Quando uma empresa tem décadas de produção cultural que habitaram o imaginário infantil de bilhões de pessoas em sucessivas gerações, essa própria bagagem de produção é que deve receber o destaque. Assim, esta página, que conta neste momento com 39.340.806 fãs, é repleta de citações, fotografias e curiosidades sobre sua gigantesca filmografia, com um eventuais destaques para produtos e promoções.

Lições do Caso Disney

  • Quando a sua empresa tiver histórias para contar, conte-as.
  • Se a sua empresa ainda não faz parte da história dos seus clientes, use as mídias sociais para essa finalidade.
  • O apelo ao imaginário infantil tem forte efeito emocional, mesmo em adultos.
  • Nem sempre o caminho para vender mais é vender, vender e vender. Muitas vezes, é preciso emocionar antes de vender.


Estudo de Caso 5 – Red Bull
Velocidade, esportes radicais, adrenalina, sensações à flor da pele: a página do energético Red Bull no Facebook reflete integralmente sua estratégia de marketing, oferecendo a seus 34.451.053 fãs um fluxo constante de imagens e vídeos de alto impacto, sempre com fortíssimo efeito viral.

Lições do Caso Red Bull

  • Integre o conteúdo de sua página oficial no Facebook à sua estratégia de marketing.
  • Invista em fotos e vídeos para gerar engajamento.
  • Quando a sua marca está envolvida em patrocínios de atividades esportivas ou culturais, a sua página oficial no Facebook pode ser o melhor lugar para expandir o alcance desse patrocínio ao dedicar-se a prover conteúdo para aficionados.


Conclusão
O sucesso no Facebook requer atividade constante na página. Essa atividade precisa ter coerência estratégica, integrando-se às demais atividades de comunicação da marca. Além disso, é preciso contar com profissionais qualificados para produzir comunicação visual e editorial de alta qualidade, garantindo assim o máximo benefício para sua marca.

Fonte: Administradores
Originalmente publicado em "Entenda a estratégia das 5 marcas com mais fãs no Facebook". Autora: Géssica Hellmann.

2 comentários:

Alexei Gonçalves de Oliveira disse...

Olá,

O artigo acima é de autoria de Géssica Hellmann e foi originalmente publicado em http://gessicahellmann.com/entenda-estrategia-5-marcas-mais-fas-facebook/. Sendo assim, solicito a imediata inclusão, no corpo de seu artigo, do crédito de autoria e de link válido - isto é, sem "nofollow" - para o artigo original.

Cordialmente,

Alex Oliveira
Consultor de Marketing
Géssica Hellmann & Cia. Ltda.

Arnaldo Rabelo disse...

Sim, Alex. Farei isso imediatamente. O meu objetivo foi citar a fonte. Obrigado por me indicar como fazer isso corretamente.