Segundo estimativas do Ibope Inteligência, valor será equivalente a 30% do PIB nacional. Regiões Norte e Nordeste têm o maior potencial de crescimento neste ano.
O consumo no Brasil deverá atingir o total de R$ 1,3 trilhão em 2012, segundo previsão do Ibope Inteligência por meio da ferramenta de pesquisa Pyxis Consumo.
O índice aponta um crescimento de 13,5% em comparação a 2011 e o valor deve ser equivalente a 30% do PIB. De acordo com as estimativas, a região Norte tem o maior potencial de crescimento (26,5%), seguida pelo Nordeste (24,1%), Centro-Oeste (19,4%) e Sudeste (6,5%).
Apesar do panorama positivo, o Norte brasileiro representa ainda, 5,2% do consumo nacional, e 8,4% da população. O Sudeste continua com maior participação no índice (53,5%), com 42% dos habitantes do Brasil. Em referência aos grupos sociais, as classes A e B são responsáveis por mais de 50% do consumo no Brasil.
Entre os produtos mais comprados pelos integrantes do topo da pirâmide estão CDs e DVDs (27,3%), serviços financeiros (25,7%), artigos de decoração (25,3%) e automóveis (25%).
Os principais gastos das classes B são entradas para cinema (54,6%), serviços automotivos (53,8%) e artigos esportivos (53%). Os integrantes da classe média detêm 50% do consumo de tabaco e acessórios no Brasil, enquanto membros da base da baixa renda possuem 13% de participação em cada um desses mercados. As classes D/E também são responsáveis por 12% das compras de calçados infantis, produtos matinais, carnes e derivados.
Fonte: Mundo do Marketing - 29/02/2012
Arnaldo Rabelo
19 março 2012
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