Arnaldo Rabelo

19 março 2012

Consumo no Brasil deve superar R$ 1 trilhão em 2012

Segundo estimativas do Ibope Inteligência, valor será equivalente a 30% do PIB nacional. Regiões Norte e Nordeste têm o maior potencial de crescimento neste ano. 

O consumo no Brasil deverá atingir o total de R$ 1,3 trilhão em 2012, segundo previsão do Ibope Inteligência por meio da ferramenta de pesquisa Pyxis Consumo.

O índice aponta um crescimento de 13,5% em comparação a 2011 e o valor deve ser equivalente a 30% do PIB. De acordo com as estimativas, a região Norte tem o maior potencial de crescimento (26,5%), seguida pelo Nordeste (24,1%), Centro-Oeste (19,4%) e Sudeste (6,5%).

Apesar do panorama positivo, o Norte brasileiro representa ainda, 5,2% do consumo nacional, e 8,4% da população. O Sudeste continua com maior participação no índice (53,5%), com 42% dos habitantes do Brasil. Em referência aos grupos sociais, as classes A e B são responsáveis por mais de 50% do consumo no Brasil.

Entre os produtos mais comprados pelos integrantes do topo da pirâmide estão CDs e DVDs (27,3%), serviços financeiros (25,7%), artigos de decoração (25,3%) e automóveis (25%).

Os principais gastos das classes B são entradas para cinema (54,6%), serviços automotivos (53,8%) e artigos esportivos (53%). Os integrantes da classe média detêm 50% do consumo de tabaco e acessórios no Brasil, enquanto membros da base da baixa renda possuem 13% de participação em cada um desses mercados. As classes D/E também são responsáveis por 12% das compras de calçados infantis, produtos matinais, carnes e derivados.

Fonte: Mundo do Marketing - 29/02/2012

Nenhum comentário: