De acordo com o analista de mercado da
Nielsen, Ramon Cassel, a preferência por produtos de marcas famosas
ocorre pela menor condição de erro, ou seja, na percepção desses
consumidores, as marcas mais caras garantem satisfação em relação à
qualidade do produto. “O cliente das classes mais baixas tem menos
espaço para errar, por isso procura produtos de marcas líderes, cujos
benefícios são garantidos”, completa.
Consumidor mutável
Segundo
o estudo, a mudança comportamental do consumidor tem ocorrido,
principalmente, pela ampliação da oferta de produtos de maior valor
agregado, pelo crescimento da importância dos níveis socioeconômicos
médio e baixo, pela maior diversificação nos gastos dos lares e a maior
confiança na economia do país.
De
acordo com o levantamento, segmentos básicos cresceram 5,2% em 2011,
enquanto produtos diferenciados tiveram alta de 13% no mesmo período. “O
consumidor está percebendo e buscando categorias de maior valor
agregado e consegue acessá-las quando os fabricantes se movimentam para
atingir os anseios desses consumidores”, explica Cassel.
O
maior acesso às marcas mais caras são alavancadas, principalmente, pela
redução temporária de preço, o que atrai novos consumidores para a
categoria; promoções como “leve dois e pague um”; brindes, que acabam
gerando um aumento da compra dos produtos, além das embalagens
econômicas, que geram economia.
A
pesquisa também apontou que as ações realizadas pelas marcas dentro dos
estabelecimentos têm resultados mais efetivos em curto prazo, já as
ações realizadas na TV ou internet costumam gerar resultados em longo
prazo. Também foi observado que as categorias de marcas premium e
inovadoras apresentam potencial de crescimento em países emergentes.
Fonte: Info Money - 16/03/2012
Um comentário:
Olá Muito Legal esse POst! :)
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