Arnaldo Rabelo

26 novembro 2011

Produzir conteúdo virou necessidade para marcas

Produzir conteúdo não é mais uma escolha, mas uma necessidade para as marcas

"Com os sites, redes sociais e blogs, a atenção do consumidor ficou mais difícil de ser capturada. O consumidor vai atrás só daquilo que o interessa", disse Moreno. Pensando nisso, a Nissan priorizou sua Fan Page do Facebook, criando um grupo editorial para construir conteúdo bem-humorado e criativo, aliando questões cotidianas a conteúdo institucional.

"A gente quer que uma pessoa tenha um relacionamento da marca. De um lado, conteúdo contestador, de entretenimento. E de outro lado, eu entrego conteúdo institucional básico da marca, mas de uma forma light", disse.

O sucesso da estratégia em redes sociais da Nissan está no vídeo do "Pônei Maldito", comercial com uma música grudenta que chegou à marca da propaganda mais vista do YouTube no Brasil. Depois disso, a Fan Page da montadora japonesa saltou de 2 mil para 75 mil fãs e inseriu o sucesso na cultura popular, resultando em paródias e brincadeiras envolvendo a publicidade.

A relação com o consumidor criou "advogados" da Nissan nas redes sociais, o que orgulha o diretor de Marketing. A marca optou por não moderar os comentários, deixando críticas expostas em sua página do Facebook, mas recebeu apoio de outros clientes.

Conteúdo líquido
"Conteúdo é muito mais que uma palavra na moda, é uma necessidade de toda e qualquer empresa. É o conteúdo que dá sentido a uma marca", disse Gian Martinez, da Coca-Cola. O cenário atual, segundo ele, é de absoluta sobre carga de conteúdo. O que vale, na avaliação do publicitário, é priorizar o "conteúdo líquido", aquele que entra na vida das pessoas.

"Viver como uma água é o sentido para quem produz conteúdo. Pensar em uma ideia que consiga entrar em todas as mídias", disse Martinez, que acredita na busca das marcas por construir conteúdos relevantes e genuínos. "É conseguir construir coisas que as pessoas achem que é importante para elas", afirmou.

Gian Martinez lembrou da música criada para Copa do Mundo, que foi cantada pelas torcidas do campeonato e por internautas em vídeos no YouTube.

Fonte: Terra - 24/11/2011

Nenhum comentário: