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26 novembro 2011

Os brasileiros e as marcas

Estudo identificou comportamento dos brasileiros em relação às marcas e elegeu as cinco melhores

A pesquisa nomeada "Meaningful Brands for a Sustainable Future", realizada pelo Grupo Havas, identificou o comportamento do consumidor brasileiro. No Brasil, 33% dos entrevistados disseram que as marcas fazem uma contribuição positiva para a qualidade de vida dos consumidores. Enquanto que no estudo global essa mesma questão ficou com 20% das respostas. Um dado interessante é que para 71% dos consumidores globais se as marcas sumissem de um dia para o outro não faria diferença na vida das pessoas, enquanto que apenas 47% dos brasileiros correspondem com essa resposta. "Essa constatação demonstra que há mais marcas que fazem a diferença para os brasileiros", afirma André Zimmerman, diretor geral da Havas Digital no Brasil.

O estudo mostrou que os brasileiros estão mais preocupados com questões sociais e ambientais do que os europeus, norteamericanos e indianos, uma vez que 72% dos entrevistados disseram que tais questões têm um impacto negativo em sua qualidade de vida. Os brasileiros também acreditam que é papel das grandes companhias ajudar a resolver os problemas referentes a essas questões, deixando, assim, de responsabilizar somente o governo (apenas 10% responderam que tais questões são da alçada do governo contra 23% que acreditavam nisso em 2009).

62% dos entrevistados disseram que estão prontos para pagar 10% a mais por um produto feito de forma social e ambientalmente responsável. Mas se adquirir um produto assim não implicar em custos mais altos, o número de adeptos sobe: 87% dos consumidores brasileiros escolheriam o produto feito nessas condições.

Os consumidores entrevistados para a pesquisa deram notas para as marcas selecionadas em 26 atributos referentes ao tema sustentabilidade, divididos em seis categorias: posicionamento de mercado, local de trabalho, comunidade, economia, meio ambiente, governança e ética. As marcas que foram melhor avaliadas são: Petrobras, Danone, Colgate-Palmolive, Pirelli, e Brasil Foods.

Segundo o estudo, estas marcas conquistaram sua posição no ranking porque estão conduzindo bem os três pilares que tornam as marcas significativas para os consumidores: estão promovendo qualidade de vida para as pessoas, estão promovendo a sustentabilidade e estão fazendo com que cada interação com seus consumidores seja significativa e engajadora. A Petrobras é vista como uma marca que representa o país. Todas as suas iniciativas são projetadas para estabelecer um vínculo entre a companhia e os patrimônios brasileiros - seja ele natural (projeto Amazonas, Projeto Tamar) ou cultural (Futebol, Olimpíadas e outros).

Fonte: Cliente SA - 21/11/2011

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