Arnaldo Rabelo

23 maio 2011

Campanha de marketing prega peça no Pânico na TV! e lança nova cerveja

Companhia Brasileira de Bebidas Premium (CBBP) utilizou estratégia de marketing inédita para envolver brasileiros no lançamento da nova cerveja, chamada “Proibida”.

Duas garotas tchecas se apaixonaram pelo Brasil, suas festas, gastronomia, cultura e diversão. Para compartilhar a nova paixão e o sonho de consumo de férias regadas a muita mordomia e festas, elas criaram o blog We Luv Brazil. A partir daí, Dominika e Michaela desenvolveram uma relação estreita de amizade com milhares de brasileiros através do Twitter e Facebook. Fotos, vídeos, bate papos e conversas via blog fizeram das duas tchecas webcelebridades, chegando a chamar a atenção de grandes portais e de um dos principais programas humorísticos da TV brasileira, o Pânico na TV.

Através desse novo contato, Dominika e Michaela realizaram o sonho de conhecer a terra do samba na companhia de Sabrina Sato, o que rendeu uma série em oito capítulos de um reality show dentro do programa. Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Fortaleza e Salvador. O roteiro incluiu as principais cidades do Nordeste e do país e, durante quase um mês de viagem, as tchecas se transformaram nas tchecas do Brasil e ganharam espaço na imprensa também fora da internet.

Até aí, um bom case de celebridade instantânea via internet, um entre tantos que já aconteceram na rede. Entretanto, a isso tudo, junte uma nova cervejaria que chega a um mercado de concorrência acirrada com grandes e estabelecidos players. Agora sim, eis um criativo case de lançamento de produto.

A Companhia Brasileira de Bebidas Premium – CBBP - apostou na estratégia de criar uma história on line para conquistar o consumidor e alcançou o objetivo. Com personalidade revolucionária e ousada, a CBBP não poderia lançar uma nova cerveja de forma tradicional. A PROIBIDA chega ao mercado brasileiro embasada em uma estratégia de comunicação nunca antes utilizada. Ela reúne com pertinência três dos conceitos mais inovadores do marketing: envolvimento com o target, criação de conteúdo inovador para a marca e integração entre os meios on e off line.

“A PROIBIDA é uma pilsen inspirada nas melhores cervejas do mundo, fabricadas na República Tcheca. Pegamos a melhor receita e adicionamos o sabor e a irreverência do brasileiro. A ideia foi trazer a República Tcheca para o imaginário do brasileiro através de relacionamentos pessoais. Para isso, criamos as personagens Dominika e Michaela”, explica Lucas Afonso, Diretor de Marketing da CBBP.

Desde Novembro com uma agitada vida virtual, as duas garotas conquistaram os brasileiros sem criar nenhuma desconfiança de que de fato representavam uma nova cervejaria que chegaria em breve ao mercado. “Elas tinham uma rotina, uma vida, e interagiam via web com internautas brasileiros. Criamos nossas próprias musas, com originalidade e uma história só nossa. “Sigilo foi o mais importante durante a estratégia”, pontua Lucas Afonso”.

Em pouco tempo, o We Luv Brazil ganhou seguidores e caiu no gosto de vários portais, a exemplo do Papo de Homem, Vírgula, R7, Social 1, Blog do João Alberto, além de internautas e personalidades do Brasil. Nesse contexto, as redes sociais foram de extrema importância para criar um envolvimento com o público que fica cada vez mais apaixonado pela simpatia e beleza de Dominika e Michaela. Vale lembrar que nenhum desses veículos sabia que as tchecas faziam parte da estratégia de marketing da CBBP.

O Pânico na TV, um dos programas mais divertidos da TV brasileira e patrocinado por um concorrente do mercado cervejeiro, simpatizou com as tchecas e adotaram as garotas para a produção do reality show que encerrou no dia 15/05. “Toda a ação foi muito bem planejada e executada para que nem a produção do programa nem nenhum outro veículo desconfiassem que elas guardavam um segredo: liberar uma cerveja Premium inédita no Brasil”, explica João Noronha, presidente da CBBP.

Durante a estadia das tchecas no Brasil, no mês de Março, foram produzidos conteúdos em texto, vídeo e fotos para alimentar as redes sociais e o blog do We Luv Brazil. Em paralelo, Dominika e Michaela se transformaram em celebridades viajando pelo País, acompanhadas por Sabrina Sato e pelo Pânico na TV, chegando a desfilar no mesmo carro alegórico no carnaval do Rio de Janeiro com a modelo Gisele Bünchen e a curtir as almejadas férias ao lado de celebridades de ex Big Brothers, músicos, artistas e personalidades.

No decorrer da ação, palavras como Proibida, o ditado tcheco Dej Buh Stesti (que aparece no rótulo da cerveja e significa “deus nos dê sorte e alegria” - e o símbolo da marca (ø) foram utilizados de forma subliminar e passaram a fazer parte do cotidiano do brasileiro antes mesmo do produto chegar às prateleiras, gerando curiosidade e discussões entre o target.

Com a exibição do último episódio do reality show do Pânico, chegou a hora de desvendar quem de fato são as tchecas Dominika e Michaela. A ação que teve início na rede, também tem nela o seu ápice. A CBBP produziu e veiculou na internet um vídeo revelando o mistério do We Luv Brazil. “Finalmente chegou o dia do lançamento oficial e da revelação do segredo das tchecas. Elas não vieram ao Brasil para simplesmente curtir as férias, e sim para liberar a PROIBIDA”, revela Noronha. Lucas completa, “de forma bem humorada o país inteiro vai descobrir que a nossa marca já nasce com personalidade transgressora e surpreendente, que vem com o objetivo de deixar a vida mais gostosa e divertida.”

Em todos os filmes, as Tchecas sempre fazem alusões aos símbolos e a identidade da PROIBIDA. A exemplo do constante uso da frase Dej Buh Stesti, que esteve presente em todos os materiais. “Adotamos essa frase que é tradicional nas cervejarias tchecas e queremos torná-la popular no Brasil,” explica Lucas.

A mídia espontânea alcançada foi imensa e seu retorno incomparável com qualquer tipo de investimentos em pontos de audiência tradicionais. O impacto da inovação e a percepção causada pelo buzz são surpreendentes, afinal, são os resultados de uma ação nunca antes realizada no mercado.

As pecas que formam esse lançamento compõem um total de mais de 60 filmes produzidos para a internet e TV, entre Inglaterra, Republica Tcheca e Brasil. No entanto, representam a primeira etapa de uma estratégia mais ampla que terá desdobramentos em outras mídias.

Ao todo, cerca de 120 profissionais estiveram envolvidos com a ação para garantir o sigilo e a eficácia de todo o trabalho.

O lançamento da nova cerveja será em junho.

--

Veja a matéria completa aqui.

Fonte: Fator Brasil - 18/05/2011

Nenhum comentário: