Arnaldo Rabelo

18 junho 2009

Cade aprova venda da marca Matte Leão à Coca-Cola

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou a compra da Matte Leão pela Coca-Cola.


A Coca-Cola do Brasil esclareceu hoje que a aprovação pelo Cade da compra da Leão Júnior , fabricante do Matte Leão, ocorrida na quarta-feira, não foi condicionada à venda da marca de chás prontos Nestea ou à saída da empresa da joint venture Beverage Partners Worldwide (BPW), formada pela Coca-Cola e a Nestlé, como foi informado anteriormente.


No julgamento do processo, o Cade entendeu que se a Coca-Cola comprasse a Matte Leão mantendo a parceria com a Nestlé, que fornece o extrato para produzir o Nestea, haveria uma concentração grande no mercado, prejudicando a concorrência. No caso do Brasil, há somente três grandes marcas de chá: Lipton, produzida pela Pepsi e distribuída pela AmBev, Matte Leão e Nestea.


Segundo a empresa, a determinação do órgão antitruste é de que a Coca-Cola deixe de exercer qualquer interferência sobre as decisões relacionadas à marca Nestea, que é detida no Brasil pela Beverage Partners Worldwide (BPW), joint venture entre Coca-Cola e Nestlé.


A assessoria de comunicação da BPW, entretanto, não soube responder qual será o papel da empresa na BPW, visto que não poderá mais participar das decisões e que o Nestea é o único produto da joint venture no país.


Fontes: Canal Rural e O Globo - 18/06/09

Nenhum comentário: