Arnaldo Rabelo

24 abril 2009

O Marketing na Crise

A revista Harvard Business review publicou um artigo muito interessante sobre como os consumidores agem durante a crise e o que as empresas podem fazer para enfrentar esse período.

A partir de um estudo de sucessos e fracassos em recessões anteriores, os autores concluíram que o público pode ser dividido em 4 segmentos, segundo sua atitude psicológica:
  • pé-no-freio: corta todo tipo de gasto;
  • abalado-mas-paciente: economiza em tudo, mas com menos agressividade;
  • situação tranquila: mantém o consumo próximo dos níveis pré-recessão, mas é mais seletivo e ostenta menos;
  • vive-o-presente: continua agindo como sempre, mas adia compras de grande valor.
Já os produtos, podem ser classificados em 4 categorias:
  • artigos essenciais: necessários à subsistência e ao bem-estar;
  • agrados: consumo justificável;
  • artigos adiáveis: a compra pode ser postergada;
  • dispensáveis: desnecessários ou injustificáveis.
Cruzando os segmentos de público com as categorias de produtos, o artigo indica:

Como o comportamento do público muda na crise:
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E as táticas que podem ser adotadas pelas empresas em cada caso:
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A artigo também orienta sobre como redirecionar os investimentos e como cortar custos durante a recessão, sem prejudicar o desempenho futuro do negócio.

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