A partir de um estudo de sucessos e fracassos em recessões anteriores, os autores concluíram que o público pode ser dividido em 4 segmentos, segundo sua atitude psicológica:
- pé-no-freio: corta todo tipo de gasto;
- abalado-mas-paciente: economiza em tudo, mas com menos agressividade;
- situação tranquila: mantém o consumo próximo dos níveis pré-recessão, mas é mais seletivo e ostenta menos;
- vive-o-presente: continua agindo como sempre, mas adia compras de grande valor.
- artigos essenciais: necessários à subsistência e ao bem-estar;
- agrados: consumo justificável;
- artigos adiáveis: a compra pode ser postergada;
- dispensáveis: desnecessários ou injustificáveis.
Como o comportamento do público muda na crise:
E as táticas que podem ser adotadas pelas empresas em cada caso:
A artigo também orienta sobre como redirecionar os investimentos e como cortar custos durante a recessão, sem prejudicar o desempenho futuro do negócio.
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