Arnaldo Rabelo

11 abril 2009

Marca Bradesco lidera ranking das mais valiosas

Em ano de crise, instituição financeira é a campeã da lista brasileira da Brand Finance, que aponta as marcas de maior valor no mercado

Passada ao menos a primeira fase da crise financeira global, o Bradesco desponta como a marca mais valiosa do Brasil, repetindo a posição alcançada no ano de 2009. O ranking foi divulgado pela empresa de avaliação de marcas Brand Finance, que anualmente, lista as marcas de maior valor, em diferentes países.

O resultado divulgado pelo ranking é um retrato das organizações no final de 2008, quando a turbulência econômica mexia com os ânimos da indústria nacional e internacional e já começava a mostrar seus primeiros impactos no setor financeiro.

No Brasil, a empresa campeã do ranking (Bradesco) possui um valor de marca de R$ 16,27 bilhões, de acordo com a Brand Finance. O banco ainda recebeu o conceito 'A' na categoria "Força de Marca". Em segundo lugar aparece outra instituição financeira, o Itaú, cuja marca foi avaliada em R$ 11,81 bilhões. O Banco do Brasil aparece na terceira posição, com um valor de marca avaliado em R$ 7,42 bilhões.

Entre os destaque do ranking de 2009, a Vivo aparece com um salto significativo da nona para a sexta posição, com um valor avaliado em R$ 5,93 bilhões. A Fiat também subiu três posições no ranking, vindo da 13ª para a décima posição, com sua marca estimada em R$ 5,1 bilhões de reais.

Em termos gerais, a somatória dos valores das marcas do ranking foi 5,7% superior à avaliação do ano passado. Paradoxalmente, o valor de mercado (na bolsa de valores) das corporações listadas pela Brand Finance caiu 25,3 % (ou R$ 351,6 bilhões) em comparação ao ano de 2008.

A Brand Finance apontou um aumento do valor de marca de empresas do segmento de bancos, de alimentos, lojas de departamentos, supermercados, bebidas, seguros e saúde, eletrônicos, produtos diversos, materiais de construção, calçados e motocicletas.

Confira a primeira metade da lista das marcas mais valiosas do Brasil, pelo relatório da Brand Finance.

1- Bradesco
2- Itaú
3- Banco do Brasil
4- Volkkswagen
5- Ambev
6- Vivo
7- Petrobras
8- General Motors
9- Oi/ Telemar
10- Fiat
11- Nestlé
12- Casas Bahia
13- Unilever
14- Telefônica
15- Carrefour
16- Vale
17- Caixa
18- Pão de Açúcar
19- Wal-Mart
20- Rede Globo

Fonte: Meio & Mensagem - 07/04/09

Nenhum comentário: