Arnaldo Rabelo

09 março 2009

Tim reposiciona marca no Brasil

Na tentativa de recuperar o espaço perdido nos últimos anos, a operadora anuncia uma reformulação total de suas estratégias de marketing

A Tim, empresa de telefonia, serviços de internet e TV por assinatura, lança nesta segunda (10/03) uma nova campanha de marketing para reposicionar a marca no Brasil. O antigo slogan, “Tim, viver sem fronteiras” é substituído pelo “Você, sem fronteiras”. A mudança faz parte do plano de recuperação da empresa no Brsil. No final do ano passado, a Tim perdeu para Claro o posto de segunda empresa de telefonia móvel do país. A base de celulares pós-pagos encolheu em cerca de 200 mil linhas, o que também afetou o crescimento da receita.

A estratégia de vendas que acompanha o novo slogan está baseada no lançamento de novos serviços - ao menos um por mês até o final do ano. Paralelamente, a operadora espera sair da briga de preços que marca a disputa de mercado no país. “Hoje as operadoras dão minutos e celulares para atrair clientes”, diz Rogério Takayanagi, diretor de marketing da Tim. “Essa guerra está destruindo o mercado. Não acreditamos nela.”

Segundo Luca Luciani, presidente da Tim no Brasil, a mudança busca associar a marca Tim ao espírito dos novos tempos - que vem sendo marcado por mudanças políticas, econômicas e sociais - e atrair a atenção dos consumidores mais qualificados, interessados em serviços inovadores.

Reconquistar a atenção dos consumidores é fundamental para a operadora. No ano passado, as vendas da Tim ficaram muito abaixo da dos concorrentes. A operadora vendeu 5,1 milhões de novos celulares, contra 8,5 milhões da Claro, 7,6 milhões da Vivo e 7 milhões da Oi. Em janeiro, o quadro não se reverteu e a Tim permaneceu como a quarta no ranking de vendas de novos celulares.

Luciani, não revelou o valor do investimento na nova campanha. Os gastos com publiciade fazem parte de um pacote de investimentos de R$ 2,3 bilhões em 2009 e R$ 2 bilhões em 2010. De acordo com Takayanagi, a nova campanha será um “divisor de águas” na estratégia da Tim no Brasil. “É com certeza a maior campanha desde que a Tim começou a operar no Brasil em 1998.”

Fonte: Época Negócios - 09/03/2009

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