Arnaldo Rabelo

20 dezembro 2008

McDonald´s inaugura seu primeiro restaurante ecológico na América Latina

O McDonald´s acaba de inaugurar em Bertioga, litoral de São Paulo, o primeiro restaurante ecológico da rede na América Latina, reafirmando o compromisso da empresa de preservar o meio ambiente no presente. A unidade reúne técnicas para o uso racional de energia elétrica e de água já implementadas em restaurantes McDonald´s e apresenta iniciativas inovadoras no que se refere a construções sustentáveis.

Seguindo as diretrizes do US Green Building Council na construção, a Arcos Dourados, empresa que administra os restaurantes da rede na maior parte dos países da América Latina, está apta a pleitear a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), concedida às construções comprometidas com a sustentabilidade.

Na execução do projeto, a empresa seguiu uma série de critérios para o que o conceito de sustentabilidade fosse compartilhado com seus colaboradores, funcionários e clientes. Desde o início da construção, o McDonald´s investe na conscientização ambiental, seja na capacitação dos funcionários, na limpeza e organização do terreno, na preocupação com o reaproveitamento de entulhos ou na reciclagem de materiais da obra. Os funcionários também foram treinados para entender passo a passo as contribuições do projeto para minimizar o impacto da construção no meio ambiente. Os clientes que visitarem o restaurante terão a oportunidade de conhecer todo o conceito em um vídeo interativo. Os materiais usados no restaurante ecológico e um painel explicativo sobre coleta seletiva ficarão em permanente exposição.

A Vice-Presidente de Comunicação da Arcos Dourados na América Latina, Flávia Vigio, explica que mercados como Costa Rica e Argentina serão os próximos a receber unidades ecológicas. "Essa iniciativa reforça o compromisso do McDonald´s de estar cada vez mais alinhado com a necessidade de se preservar o presente. Queremos que os clientes participem desse projeto, interagindo com a proposta levando o conceito para casa", diz a executiva. Segundo ela, todos serão convidados a fazer a distribuição seletiva dos produtos após terminarem as refeições.

Sustentabilidade - O restaurante ecológico do McDonald´s encontrou soluções inteligentes na adaptação da tecnologia a favor da sustentabilidade. Para reduzir o consumo de energia, o ar condicionado é dotado de um sistema de automação que desliga o aparelho e abre as janelas automaticamente quando registrada temperatura externa apropriada. O aquecimento de água das torneiras da cozinha e vestiários é feito por meio de energia solar - as placas foram instaladas no teto do restaurante e alimentam também os postes do drive-thru. A luz natural tem destaque no projeto arquitetônico do prédio, uma vez que há grande quantidade de paredes de vidro. As luminárias instaladas perto das janelas só acendem quando realmente necessário. E, em todo o edifício, é priorizado o uso de lâmpadas LED. Todas essas iniciativas promovem uma economia de até 14% no consumo de energia do restaurante.

Outro grande ganho desta obra será na economia da água. O restaurante ecológico usa água da chuva nos mictórios, nos vasos sanitários e para irrigação das plantas. Na cozinha e nos banheiros, as torneiras terão sensor elétrico para evitar o desperdício.

Para a construção, decoração, acabamento e paisagismo foram também usados os materiais mais apropriados para uma construção sustentável. A cerâmica do piso é feita com vidros de lâmpadas fluorescentes e borracha. Toda a tinta utilizada é à base de água ou de minerais. Já o cimento emprega de 35% a 70% do resíduo resultante da fundição de minério. O mesmo cuidado foi observado na escolha dos materiais de decoração. Toda a madeira é de replantio. O restaurante usa outros materiais ecológicos de fontes renováveis e de produção regionalizada, como pastilhas de casca de coco e de bambu. No paisagismo foi priorizado o uso de plantas da Mata Atlântica. Para motivar os clientes a não utilizarem veículos automotores, o restaurante terá um bicicletário com 15 vagas.

Novos Empregos - A unidade conta com 80 funcionários residentes em Bertioga - 95% deles encontraram na oportunidade o primeiro emprego. Além de receber treinamento para exercer suas funções, eles foram capacitados para entender a importância que uma construção sustentável tem na diminuição do impacto ao meio ambiente. Com o aprendizado, eles já sabem como podem recorrer a práticas de responsabilidade ambientais dentro e fora do restaurante.

Os colaboradores da obra também foram capacitados para entender o conceito do projeto e estimular as práticas no dia-a-dia de cada um. Eles, que trabalham pela primeira vez em uma construção sustentável, participaram durante o expediente de palestras sobre o uso consciente dos recursos naturais e aprenderam como fazer coleta seletiva. "A capacitação ambiental para operários é indispensável para o sucesso de uma obra sustentável porque dá o exemplo e estimula pessoas a pensar mais no meio ambiente. Eles passam a entender mais sobre os materiais que usaram e a importância deles na sustentabilidade da obra", diz o diretor de expansão e engenharia do McDonald´s, Dorival Oliveira.

Fonte: McDonald´s - 15/12/08

Nenhum comentário: