Arnaldo Rabelo

06 outubro 2008

Google considera investir mais em publicidade

É muito citado o fato da marca Google ser uma das mais valiosas do mundo sem ter feito praticamente nenhum investimento em publicidade. A divulgação era feita só no boca-a-boca e através de parcerias. Isso está para mudar.

A empresa tem consultado agências de publicidade importantes, como a Wieden + Kennedy (que atende a Nike) e a Taxi New York. Em agosto, o Google realizou uma ação promocional no Japão que incluía outdoor e anúncios online criados pela Wieden + Kennedy. A campanha se chamava "100 coisas que você pode fazer com o Google" e mostrava produtos como o Google Maps e o Gmail.

Mudanças na forma de atuação e na composição da equipe de marketing também têm sido notadas. Além disso, a marca Google começa a ser vista em produtos. A empresa está lançando o celular G1, que roda seu software. O lançamento conta com campanha online, outdoors e TV.


Painel em Olean (NY) anunciando serviço do Google para celulares.

Outras ações promocionais que tiveram visibilidade recentemente foram do aniversário de 10 anos da empresa e a divulgação do navegador Chrome, que contou com um concurso com 10 milhões de dólares em prêmios.

Grandes concorrentes da empresa, como a Microsoft e a Apple, já utilizam publicidade fortemente. Especialistas em marcas americanos dizem que será importante para a empresa investir em publicidade, pois a maioria das pessoas associa o Google somente a serviço de busca na internet.

Baseado em artigo do Wall Street Journal de 03/10/2008

Nenhum comentário: