Arnaldo Rabelo

11 fevereiro 2008

Nielsen investe em neuromarketing

Aliança com a NeuroFocus visa o desenvolvimento de técnicas de mensuração da atividade cerebral que aumentam a eficácia das ações de propaganda e marketing

A gigante da mensuração de audiências The Nielsen Company anunciou na quinta-feira 7 um investimento de valor não revelado na empresa NeuroFocus, especialista na aplicação de pesquisas de neuromarketing às áreas de propaganda, programação e desenvolvimento de embalagens e produtos. Segundo a Nielsen, o seu chefe-executivo, David Calhoun, integrará o conselho diretor da NeuroFocus "para ajudar no desenvolvimento de novas formas de mensuração e métricas baseadas nos mais avançados recursos da neurociência".

Sediada em Berkeley, Califórnia, a NeuroFocus usa pesquisas das universidades UC Berkeley, Harvard e MIT para mensurar ondas cerebrais, movimentos dos olhos e condutividade da pele de consumidores, de forma a aumentar a eficácia das ações de propaganda e marketing. As reações do cérebro humano a uma ampla variedade de estímulos são avaliadas por meio de eletroencefalograma e um "boné de baseball especialmente desenhado", equipado com sensores que monitoram as reações do cérebro com freqüência de duas mil vezes por segundo e permitem determinar, instantaneamente e com grande precisão, as partes da mensagem que atraem a atenção, o grau de engajamento emocional, e o que realmente é memorizado.

"A Nielsen e a NeuroFocus estão juntando as forças para, inicialmente, desenvolver produtos, serviços e métricas a clientes dos setores de produtos embalados de consumo, televisão, cinema e mídias emergentes. Ao mesmo tempo, a Nielsen integrará as técnicas da NeuroFocus aos seus serviços atuais para melhor compreender os elementos de um engajamento bem sucedido com o consumidor", disse o comunicado, acrescentando que os clientes da NeuroFocus incluem grandes empresas de produtos embalados de consumo, alimentos, bebidas, serviços financeiros, montadoras e varejistas, além das maiores da indústria de cinema e TV.

Fonte: Meio & Mensagem - 08/02/08

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