Arnaldo Rabelo

24 janeiro 2008

O futuro da mídia

Há dois vídeos na internet que me chamaram a atenção pela forma como mostram um possível cenário para o futuro da mídia. A intenção dos autores foi muito mais provocar uma reflexão sobre o tema do que prever precisamente o futuro.

O mais recente é o "Prometeus", feito na Itália pela consultoria Casaleggio Associati.


O outro, feito em 2004 - originalmente com o nome "EPIC 2014" - discute qual seria o papel da imprensa e da mídia em um cenário em que a internet democratizou o acesso à informação e que as pessoas passaram a ter mais poder, passando de apenas leitores para produtores de conteúdo.

Os jornais tradicionais estão tendo menos assinantes e cada vez mais pessoas se informam pela internet (e publicam notícias, imagens e opiniões). O vídeo foi criado pelos jornalistas americanos Matt Thompson, do Star Tribune, e Robin Sloan, da emissora de TV por satélite Current. É interessante pensarmos que para termos um futuro melhor com a internet (com um conteúdo mais útil e democrático) ou pior (cheia de informações superficiais ou falsas) depende do rumo que dermos a ela desde agora.

Nenhum comentário: