Arnaldo Rabelo

12 janeiro 2008

Howard Schultz volta a ser CEO da Starbucks

O presidente da rede de cafeterias Starbucks, Howard Schultz, volta a ser o CEO da empresa, cargo que deixou em 2005, no lugar de Jim Donald, de acordo com um comunicado publicado no portal da empresa.

Em uma conferência com analistas, Schultz disse que o "crescimento e o tamanho podem esconder erros," e que muitos das dores de cabeça do Starbucks' foram "auto-induzidas," em não apenas um resultado do aumento na competição com o McDonald ou Dunkin' Donuts, que de acordo com um relatório no jornal de Wall Street planeja abrir cafeterias dentro de suas lojas.

Conforme matéria publicada no jornal Folha de S. Paulo, o McDonald's, que vem fazendo uma entrada maciça no mercado mundial de bebidas ao instalar cafeteiras em suas lojas dos EUA, está avançando no terreno da StarBucks, e obteve crescimento de 31% no mercado americano no último ano, enquanto o Starbucks perdeu 48% de participação no mercado no mesmo período. Tudo indica que a disputa deverá ser acirrada em 2008.

Para sacudir as vendas, Schultz está trabalhando em três iniciativas estratégicas, para melhorar especificamente o negócio nos EUA: desenvolver novos produtos como o 'frappuccino' que obteve sucesso no passado; fechar lojas que estejam obtendo baixo rendimento; e deslocar dólares investidos nos EUA, onde já existem 14 mil lojas, para elevar as oportunidades do crescimento internacional.

As informações são do portal Advertising Age (notícia publicada na M&M - 09/01/08).

Nenhum comentário: