Arnaldo Rabelo

11 dezembro 2007

Vale do Rio Doce passa a se chamar apenas Vale

A Vale do Rio Doce apresentou a sua nova marca, que consiste em uma imagem que lembra um coração e, ao mesmo tempo, a letra V, com a palavra Vale escrita ao lado. A imagem foi feita com base nas cores verde e amarelo, da bandeira nacional.
Em evento no Forte de Copacabana, o presidente da empresa, Roger Agnelli, ponderou que o momento de lançamento é oportuno para a companhia. A nova marca representa a Vale em que não há diferenças de países, religião ou princípio.

- Aqui somos todos da Vale - disse.

A Vale vai investir US$ 50 milhões nos próximos quatro anos para alterar todos os logotipos e nomes da empresa ao redor do mundo. Segundo Roger Agneli, a idéia é que no próximo ano a mudança já esteja concluída.

- Em qualquer lugar do mundo, a pronuncia Vale é fácil. Vale significa valor. É um nome curto e de fácil fixação. O logo, eu vejo um coração, porque adoro essas coisas de emoção. Pode ser um simbolo de infinito. Ao mesmo tempo, é um símbolo de vale e de uma mineração a céu aberto já em seu plano final. Se colocar de cabeça para baixo, parece o triângulo de Minas Gerais. É um momento importante para colocar todos os empregados na mesma família. Há um trabalho pesado agora, para mudar todas as marcas, todas as logos de todos os lugares. E vamos fazer isso o mais rápido possível - disse Agneli, que apresentou a nova marca global no Rio de Janeiro.

No mercado internacional, a Vale irá reforçar a idéia de empresa global. Para o Canadá, onde a empresa comprou a gigante de níquel Inco, no ano passado, a CVRD se chamará Vale Inco. Lá, o anúncio foi veiculado nos principais jornais do dia 3 de dezembro. Nos EUA e no Reino Unido, a veiculação foi no dia 6.

No Brasil, foi veiculado o filme "Surgimento", que tem 90 segundos.

Depois da aquisição da mineradora canadense Inco, que a alçou a Vale ao segundo lugar no ranking mundial das mineradoras no ano passado, segundo a companhia, através da nova identidade visual, a Vale prestende consolidar sua imagem de empresa brasileira com atuação global, ressaltando sua posição de destaque no cenário internacional.

A idéia é que todas as unidades de negócios abandonem as expressões "Companhia Vale do Rio Doce", "Rio Doce" ou a sigla CVRD. A decisão levou em conta a brasilidade, a força, a simplicidade e a sonoridade do nome "Vale", que será usado em oito idiomas.

O novo posicionamento e a nova marca da Vale foram criados pela empresa norte-americana Lippincott Mercer e sua parceira no Brasil, a Cauduro Martino. A Lippincott é líder em design e estratégia de branding e tem entre seus principais clientes Coca-Cola, General Electric, ABN-AMRO, IBM, Motorola e Rede Globo. A Cauduro Martino tem vasta bagagem em implantação de marcas, com clientes como Banco do Brasil, Unimed, TAM e Natura.

Fonte: O Globo - 29/11/07

Um comentário:

Arnaldo Rabelo disse...

Por uma coincidência criativa, o novo logotipo da Vale ficou muito parecido com o da Vitelli, empresa calçadista. Veja em: http://www.vitelli.com.br