Arnaldo Rabelo

29 novembro 2007

Um novo tipo de comprador online: o “pesquisador social”

A mídia social está mudando o perfil dos compradores online, mais sensíveis a opiniões de outros consumidores para efetuar compras – pesquisa revela números sobre este fenômeno.

Uma nova pesquisa, conduzida pela PowerReviews e e-tailing Group nos Estados Unidos, detecta o surgimento de um novo tipo de consumidor online – o pesquisador social. Segundo o relatório, este consumidor considera as opiniões de outros consumidores extremamente importantes na hora de decidir sobre uma compra.

O estudo, chamado “Social Shopping Study 2007”, e que ouviu 1200 consumidores que compram online pelo menos quatro vezes por ano, procura entender como as opiniões publicadas em redes sociais influenciam no processo de decisão de compra, além de entender também como a “navegação social” ajuda o consumidor a procurar opiniões sobre produtos e serviços que ele planeja adquirir.

70% dos compradores online disseram que opiniões de outros consumidores e as notas dadas a produtos em sites de varejo são muito importantes na hora em que consideram comprar um produto. 62% mencionaram que também prestam muita atenção na lista de produtos melhor avaliados por consumidores.

65% dos entrevistados foram identificados como “pesquisadores sociais”, já que admitiram pesquisar as opiniões de outros consumidores antes de tomar a decisão final sobre a compra. Dentro do universo destes “pesquisadores sociais”, o estudo identificou que 64% destes pesquisam opiniões sobre os produtos mais da metade do tempo usado para tomar a decisão da compra, não importa onde a compra será feita: se em loja, na web, por catálogo ou outro meio. Para a grande maioria desses consumidores (82%), as opiniões online são mais úteis do que ouvir a opinião de vendedores numa loja.

Se um website oferece um sistema de coleta de opiniões sobre produtos, 76% dos entrevistados vão preferir comprar nessa loja do que em outra que porventura não ofereça essa oportunidade de “navegação social”.

Finalmente, 75% dos entrevistados consideram ser extremamente importante conhecer mais sobre o produto baseados em opiniões de pessoas com gostos e perfis similares – o que comprova o peso das redes sociais no processo de compra.

Fonte: JumpExec - 13/11/07

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