Arnaldo Rabelo

11 dezembro 2007

Tendências de marketing para 2008

Pesquisa com 1700 altos executivos de marketing mostra perfil das estratégias para o próximo ano.

A Andersen Analytics divulgou os resultados de uma pesquisa que conduziu junto a executivos de marketing para saber quais serão as principais tendências de marketing para 2008. A pesquisa foi feita em parceria com a Marketing Executives Networking Group, uma associação que conta com 1700 executivos que ocupam altos cargos nas áreas de marketing das maiores empresas dos Estados Unidos.

Segundo a pesquisa, investimentos em marketing na web e em iniciativas ambientais estarão ocupando pontos privilegiados nas agendas e orçamentos de marketing no próximo ano; além disso, os fundamentos do marketing, segundo os entrevistados, serão mais importantes do que nunca, a fim de que possam ajudar os executivos a compreender as fortes mudanças pelas quais o mercado está passando.

A pesquisa procurou identificar, além das tendências de marketing, saber quais são as áreas onde estão as melhores oportunidades de negócio e também mostrou quais são os livros que têm inspirado os executivos de marketing na busca de novas estratégias e idéias.

Conceitos de marketing
A pesquisa procurou saber quais os conceitos de marketing que serão mais importantes em 2008. Para 60% dos entrevistados, os fundamentos do marketing serão "muito importantes" para compreender o mercado. Este termo inclui conceitos específicos como satisfação do consumidor, retenção de consumidores, segmentação, lealdade à marca e retorno de investimento.

As técnicas de otimização de buscas também estão muito bem cotadas, já que foram citadas por 42% dos entrevistados como estratégia importante para 2008. O termo "green marketing" [marketing verde], que pode ser traduzido, a grosso modo, como "iniciativas ambientais", foi considerado por 32% dos pesquisados como um conceito que aumentará sua relevância no ano que vem - sendo reconhecido também como uma "palavra chave" bastante importante na estratégia das empresas.

Perfis de consumidor
Para os executivos de marketing ouvidos, o target principal de suas estratégias deve continuar sendo os chamados "baby boomers" (os nascidos entre 1946 e 1964); 88% dos entrevistados consideram esta faixa etária como a mais relevante para suas estratégias. Entretanto, outros targets, como a chamada "Geração X" (nascidos entre 1965 e 1980, indicados por 86% dos entrevistados), os Hispânicos (86%), Mulheres (85%) e a "Geração Y" (nascidos entre 1981 e 1995, com 84% das citações) já começam a rivalizar com os baby boomers como os focos principais da atenção dos executivos.

Questões Globais
A China permance como a região onde estão as melhores oportunidades de investimentos, com 52% das citações, enquanto a Índia fica em segundo lugar, com 20%. Também foram mencionados com um certo destaque Europa Ocidental, Europa Oriental, América Latina, Brasil, Rússia e México, como localidades onde podem haver investimentos atraentes para o marketing das grandes empresas.

No entanto, 77% dos executivos acreditam que a maioria das estratégias de marketing devem ser decididas nas próprias matrizes ou escritórios centrais das companhias; 75% dos executivos mais velhos acreditam que nenhuma atividade estratégica de marketing deva ser feita fora da matriz.

Fontes de informação
Um dado coletado pela pesquisa revela que executivos de marketing altamente qualificados gostam de obter insights através de livros. Entre os livros recentes mais citados na pesquisa estão: "O Mundo é Plano", de Thomas Friedmann, "Empresas Feitas para Vencer", de Jim Collins e "Blink", de Malcolm Gladwell. Quando perguntados sobre seus livros favoritos de todos os tempos, três entre cinco executivos ouvidos apontam, sem hesitar: "Empresas Feitas para Vencer", "Posicionamento", de Al Ries e Jack Trout e "Os Sete Hábitos das Pessoas Altamente Eficazes", de Stephen Covey.

Fonte: JumpExec - 30/11/07

4 comentários:

Unknown disse...

Boa tarde,
Arnaldo,
Meu nome é Rômollo, sou de Uberlandia-MG, você saberia me explicar a respeito das tarefas fundamentais do marketing?
obrigado

Arnaldo Rabelo disse...

Caro Andreani,

Não sei se entendi bem a pergunta, mas vou tentar explicar. O marketing parte de informações do mercado para definir estratégias e ações para que a empresa atinja seus objetivos (normalmente, lucro).

O marketing trabalha com várias áreas estratégicas para gerar resultados: segmentação de mercado, posicionamento de marcas, produtos, preços, distribuição e canais de venda, comunicação, relacionamento, ações promocionais, pessoas, processos internos, bens tangíveis (atributos físicos, como instalações), etc.

Dentro dessas áreas, ações detalhadas são planejadas e executadas. Por exemplo, veiculação de anúncios, desenvolvimento de embalagens, contratação de promotoras de vendas, envio de malas-diretas, concursos e sorteios, etc.

Unknown disse...

Bom dia Arnaldo,
Sou Isabela,
estou fazendo um trabalho de conclusão de curso sobre Marketing
Verde... Sera que você poderia me
indicar alguns livros que falem
sobre o assunto
Obrigada

Arnaldo Rabelo disse...

Segundo trabalho de Galileu Maia e Francisco Vieira, o marketing verde - ou ambiental - é uma ferramenta de apoio e monitoramento dos processos da empresa buscando atender as necessidades e desejos dos consumidores e apresentando aos seus vários públicos a busca pelo lucro com responsabilidade ambiental. Trata-se de uma nova orientação de marketing. Pode-se considerar que é parte do marketing social.

Segundo Cláudio Wenzke e Gilberto Faggion, "o campo de atuação do marketing verde diz respeito às organizações que buscam associarem a imagem corporativa ou de marca a uma ética ambiental, que buscam o desenvolvimento de serviços, produtos e processos de manufatura ambientalmente saudáveis e que tenham o intuito de satisfazer as necessidades dos consumidores, no sentido de manter uma alta qualidade de vida".

As empresas devem ter o cuidado de não usar uma "tinta verde", isto é, falar que são sustentáveis sem ter práticas sérias na área.

Há poucos livros em português a respeito. Veja (incluindo os livros em inglês): Gestão Ambiental (R. Andrade, T. Tachizawa, A. Carvalho), Gestão Ambiental Empresarial (J. Barbieri), Gestão Ambiental e Responsabilidade Social Corporativa (T. Tachizawa), Marketing Ambiental (R. Dias), A Empresa Sustentável (A. Savitz), O Desenvolvimento de Produtos Sustentáveis (E. Manzini, C. Vezzoli), Marketing Verde (J. Ottman), O Bom Negócio da Sustentabilidade (F. Almeida), Environmental Marketing Management (K. Peattie), Environmental Marketing (M. Polonsky, A. Minu-Winsatt), The Commercial Impacts of Green Product Development (R. Smith, R. Roy, S. Potter), Green Marketing and Management (J. Wasik), Hot, Flat and Crowded (T. Friedman).

Pesquise também "desenvolvimento sustentável". Além disso, veja o site www.akatu.org.br.