Arnaldo Rabelo

09 outubro 2007

Vale do Rio Doce vai mudar de nome e marca

A Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), maior empresa brasileira, deve mudar de nome e de logomarca a partir de novembro.
A decisão da direção da CVRD e do conselho de administração é reposicionar a empresa no mercado de uma forma mais compatível com o status de companhia multinacional, depois da compra da mineradora canadense Inco, por 18 bilhões de dólares.

O novo nome ainda não foi decidido e as opções estão sendo tratadas na empresa como segredo de Estado. A agência África, do publicitário Nizan Guanaes, foi contratada para a campanha da nova marca. Uma empresa nacional e uma americana, especializadas em marketing e criação de marcas, foram contratadas para o projeto. A palavra Vale pode não figurar no novo nome.

A intenção é fazer com que a Vale seja reconhecida como uma empresa internacional identificada com o Brasil. A CVRD quer também se desvincular totalmente da imagem de ex-estatal. O losango e as barras do logotipo atual também devem mudar, pois estariam associadas à simbologia de patentes militares, que remetem à época da ditadura. A empresa foi fundada pelo governo federal em 1942 e privatizada em maio de 1997.

A Vale é a maior empresa brasileira e a 31ª do mundo, à frente da IBM. O valor de mercado da Companhia Vale do Rio Doce atingiu R$ 303,5 bilhões, aumentando a distância para a segunda maior empresa do País, a estatal Petrobras.

Fontes: Folha de S. Paulo, Info Corporate, JB - 08/10/06

Nenhum comentário: