Arnaldo Rabelo

16 outubro 2007

O Mundo não é Plano

Thomas Friedman, autor do livro "O Mundo é Plano: Uma Breve História do Século XXI", diz que vários eventos - da queda do Muro de Berlim até a ascensão da internet - nivelaram o cenário competitivo mundial, aumentando a globalização e reduzindo o poder dos governos.

Mas o mundo não é plano, argumenta Pankaj Ghemawat, professor em Harvard. Segundo ele, o mundo está parcialmente globalizado ou "semiglobalizado".

"As estratégias que pressupõem a completa integração global tendem a enfatizar muito a padronização internacional e o aumento de escala", diz Ghemawat. Apesar de ser essencial identificar semelhanças de um lugar para o outro, as estratégias devem considerar as diferenças internacionais para serem efetivas.

Especialista em estratégia global, Ghemawat propõe novas diretrizes para os negócios em seu novo livro "Redefining Global Strategy: Crossing Borders in a World Where Differences Still Matter" (algo como "Estratégia Global: Atravessando Fronteiras em um Mundo onde as Diferenças ainda Importam").

Segundo seu ponto de vista, importantes aspectos definidores do cenário competitivo podem ser agrupados em 4 áreas básicas: cultural, administrativa/política, geográfica e econômica. As discussões sobre globalização tendem a negligenciar esses fatores. E as empresas que quiserem ficar na frente devem considerar 3 maneiras principais de lidar com a distância: adaptá-la, superá-la e explorá-la.

"O que é diferente neste livro sobre estratégia global é seu foco nas diferenças entre países", ele diz. "A idéia é ajudar os negócios a se internacionalizarem de forma lucrativa, vendo o mundo como ele realmente é, ao invés de uma forma idealizada."

Fonte: HBS Working Knowledge

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