Arnaldo Rabelo

04 outubro 2007

Marca feminina de calçados investe na mídia regional para alavancar vendas

A Calçados Mississipi, a nova marca do grupo Dakota, vem apostando na mídia regional para alavancar as vendas. A última estratégia bem sucedida foi aderir a programação comercial de uma emissora de televisão cearense para anunciar a sua chegada ao mercado nordestino. A agência gaúcha Pro-Target criou uma campanha brasileira e apostou na linguagem da emissora cearense.

O programa Levanta Poeira foi escolhido pelo clima descontraído, próprio da Mississipi. A apresentadora Karine Mitre deu seu testemunho e duas profissionais da Pro-Target, a diretora Maria Helena Müller, e Annie Müller, atendimento da conta, vieram do Rio Grande do Sul para acompanhar a gravação do merchandising, no último dia 19 de setembro.

Partindo de uma produção muito pequena, a empresa registrou, em menos de um semestre, a marca de 4.000 pares ao dia. A meta é alcançar uma produção diária de 20 mil pares, com o conseqüente incremento do número de empregos. É para cumprir esta meta, no prazo previsto, que a marca construiu a unidade de Quixadá, no ano passado.

Apesar de ser ainda muito jovem, a marca de calçados femininos Mississipi vem conquistando rapidamente a preferência de um expressivo número de consumidoras. O conceito que deu origem à marca e aos seus produtos foi concebido após cuidadosas pesquisas de mercado realizadas nos mais importantes centros consumidores do País: São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Brasília, Porto Alegre, Campinas e Caxias do Sul, entre outras cidades.

A pesquisa empregou metodologias quantitativas e qualitativas, entrevistando mulheres na faixa etária entre 18 e 30 anos, situadas nas classes sócioeconômicas “B” e “C”. A empresa, assim, identificou uma demanda, ainda não suficientemente atendida, por produtos de preço acessível, mas desenhados segundo as tendências de moda mais relevantes de cada estação.

Paralelamente, identificou-se a oportunidade de mercado para uma marca que ofertasse às consumidoras calçados de verão o ano inteiro, em função das características predominantemente tropicais do clima brasileiro.

Visando suprir estas necessidades, a Mississipi formulou o seu conceito mercadológico: uma marca de nome forte, focada em produtos inspirados nas tendências de moda, com preço competitivo, enfatizando a produção de sandálias, já que outras marcas oferecem opções insuficientes nesta linha.

Definido o conceito de produto e de marketing, a cidade de Simão Dias, em Sergipe, foi escolhida para a instalação da fábrica. Optou-se por essa localidade em razão da receptividade ao projeto demonstrada pela sua comunidade, e pela empatia imediata verificada entre a empresa e a população local. A Calçados Mississipi é uma empresa estruturada a partir de três princípios de valor: Deus, Família e as Pessoas. Estes princípios alcançaram ampla sintonia com a comunidade de Simão Dias.

Diário do Nordeste - 02/10/07

Um comentário:

Karim disse...

Muito interessante o processo de posicionamento da marca.