Arnaldo Rabelo

21 março 2007

Google terá seu próprio telefone celular

O equipamento funcionará como celular e como um telefone via internet nos moldes do sistema Skype

A Google Inc., matriz do portal de buscas e serviços, está desenvolvendo o seu próprio telefone móvel, aparelho que funcionaria como celular e como um telefone via internet, aos moldes do Skype, informaram fontes envolvidas com o projeto.

O Google não comenta diretamente os rumores, que têm partido dos Estados Unidos e da Europa, de que o chamado "Google Phone" seria um aparelho de baixo custo, baseado em tecnologia VoIP (voz sobre protocolo internet, como o Skype) e com tela grande e colorida – semelhante ao celular iPhone, da Apple.

Richard Windsor, analista do setor de telefonia na corretora Nomura, de Londres, disse a clientes no final da semana passada que representantes não especificados do Google, na feira de tecnologia CeBIT, na Alemanha, confirmaram a informação de que a empresa está trabalhando em um modelo próprio de celular. "Não será um aparelho sofisticado, mas um dispositivo de massa, direcionado a levar o Google a usuários que não têm computador", disse o analista.

Simeon Simeonov, um investidor na Polaris Venture Partners, disse que "uma fonte da indústria próxima da empresa" tinha dado a informação a ele que o Google está desenvolvendo um aparelho "parecido com o Blackberry". O aparelho que Simeonov descreve pode ter recursos de chamadas pela Internet. Ele afirmou que a máquina está sendo desenvolvida pelo grupo de mobilidade do Google, que possui cerca de 100 pessoas e inclui Andy Rubin, o criador do Sidekick, um dispositivo popular que mistura funções de telefone e Internet e foi produzido por sua antiga companhia, a Danger Inc.

Reforçando as especulações, Isabel Aguilera, diretora das operações ibéricas do Google, foi citada na semana passada pelo site espanhol Noticias.com reconhecendo a existência do projeto de alguns engenheiros da empresa para a criação de um celular.

2 comentários:

Paulo Peres disse...

É o mercado da Telefonia está mesmo dando dinheiro. Nada como um boom, para chacoalhar o mercado e provocar aparecimento de novas oportunidades.
abraços

Negão disse...

O Google é realmente fantastico. Não é atoa que é a maior companhia do mundo. Lançar um telefone usando tecnologia da Apple e do Skype. Deve ser por isso q a Microsoft acompanha de perto as estrategias da empresa, pois o Google esta adotando medidas semelhantes. Se esse rumor for verdadeiro, acredito que o google não ira mais ser conhecido apenas como o fodão da internet, mais sim, como o fodão da tecnologia. Sou fã do Google, de ideias simples eles fazem grandes revoluções. Ve se aprende Microsoft e Apple.

Jefferson - jefferson.negrilo.com.br

Paz !