Menos de 1 ano após ter sido vendida em leilão por 24 milhões de dólares, a nova Varig, ou a parte saudável da mais antiga companhia aérea brasileira, mudou de mãos no dia 28/03, ao ser comprada pela rival Gol em operação de 320 milhões de dólares.
As duas empresas atuarão separadas no mercado, totalizando 20 milhões de passageiros por ano, mas juntas terão cerca de 45 por cento do total transportado no país, encostando na líder de mercado TAM, hoje com 50 por cento, segundo dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
De acordo com o jornal "Valor Econômico", a TAM chegou a olhar uma eventual aquisição da Varig com interesse, mas desistiu após avaliar os riscos de assumir os entraves trabalhistas e fiscal. "É bom para o mercado manter uma outra empresa, com outra linha gerencial, fazendo a Varig ocupar um espaço diferente da Gol", disse o diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Milton Zuanazzi. Ele estimou em até dois meses o tempo que o órgão regulador levará para analisar a operação.
A Gol está trabalhando com tarifas promocionais com o objetivo de ampliar o mercado e popularizar o transporte aéreo no Brasil. "O consumidor brasileiro será o principal beneficiado pela promoção e terá acesso a tarifas aéreas ainda mais acessíveis. Cerca de seis milhões de passageiros, 10% do total transportado pela Gol nestes seis anos de operação, viajaram de avião pela primeira vez. Queremos aumentar significativamente esse percentual", afirma Tarcísio Gargioni, vice-presidente de marketing e serviços da companhia.
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