Arnaldo Rabelo

24 março 2007

Empresa faz 'recall' de ração para animais

Recall de 91 marcas comercializadas nos EUA e Canadá custará US$ 40 milhões a empresa sediada em Ontário

A empresa canadense Menu Foods Income Fund, maior fabricante de rações para animais domésticos da América do Norte, anunciou um "recall preventivo" de 60 milhões de embalagens de rações tipo "cuts and gravy" (pedaços de carne com molho) após relatos de mortes de vários animais domésticos por falência renal.

Serão recolhidas 91 marcas (51 para cães e 40 para gatos) comercializadas em 17 dos 20 maiores varejistas dos Estados Unidos e do Canadá, o que envolve tanto as fabricadas para o próprio varejo (marcas próprias da Wal-Mart, Kroger e Safeway, entre outras), quanto as produzidas sob contrato para gigantes como Nestlé (unidade Nestlé Purina PetCare Co.), Procter & Gamble (Iams), Colgate-Palmolive (Hill’s Pet Nutrition Inc.) - as quais, por precaução, estão fazendo seu próprio recall dos lotes suspeitos, fabricados entre 3 de dezembro de 2006 e 6 de março de 2007 em duas fábricas da Menu nos Estados Unidos.

A empresa, que produz anualmente mais de um bilhão de embalagens de ração "cuts and gravy", está conduzindo uma bateria de testes para determinar as causas dos sintomas apresentados pelos animais -- letargia, vômito, icterícia e, em mais de uma dezena de casos, falência renal seguida de morte. Entre os cerca de 50 cães e gatos alimentados com os seus produtos durante os experimentos, sete morreram, disse a Menu Foods, que relacionou o timing das primeiras reclamações de consumidores à introdução de um novo ingrediente das rações (farinha de glúten), comprado de um fornecedor ainda não identificado. Dado os custos do recall (entre US$ 30 milhões e US$ 40 milhões), as ações da companhia caíram 26% na sexta-feira.

A Menu se comprometeu a indenizar os proprietários que perderam os seus bichos de estimação e tomou uma série de medidas para atender às dúvidas dos consumidores; além de disponibilizar um call center específico para o problema, criou uma seção especial no site corporativo com a lista completa dos produtos recolhidos, seus códigos, fórmulas e datas de fabricação.

O mercado de animais domésticos movimentou em 2006 US$ 38,5 bilhões apenas nos EUA.

Fonte: Meio&Mensagem

Nenhum comentário: