Arnaldo Rabelo

03 março 2007

Celular com software livre será lançado este ano

(por Arnaldo Rabelo)

Recentemente a Apple anunciou o lançamento de um inovador telefone celular, o iPhone. Estará à venda nos Estados Unidos a partir de junho, por 500 dólares. No dia 11 de setembro deste ano será lançado um concorrente de peso, com algumas diferenças fundamentais: é mais barato e inclui um software que será continuamente melhorado por milhares de programadores de todo o mundo.

A filosofia de construção colaborativa, usada no software livre (como o Linux), está por trás deste modelo de negócio. O aparelho se chama Neo1973 (o número se refere ao ano em que as comunicações móveis começaram) e faz parte do projeto OpenMoko, da empresa FIC (First International Computer). O código original do software do aparelho será liberado para desenvolvedores a partir do dia 25 de março. Programadores poderão contribuir no desenvolvimento e aperfeiçoamento do software do aparelho.
Este aparelho GSM inclui tecnologia GPS (localização por satélite) e terá 64MB de memória Flash (expansível até 2GB) e 128MB de RAM. A tela de cristal líquido, de 2,8 polegadas, é sensível a toque. Se comunica sem fio com outros aparelhos usando a tecnologia Bluetooth. Você poderá ouvir músicas no aparelho e até conectá-lo em um aparelho de som maior. O preço previsto para o aparelho no varejo é de 350 dólares. O software funcionará também em outros aparelhos.

A iniciativa de software livre para celular não é a única. O software Qtopia, para aparelhos como o Greenphone e outros equipamentos de comunicação móvel (o software é multi-plataforma), também se baseia em código livre. O software do aparelho pode ser atualizado fazendo download no site da empresa e instalando através de uma entrada mini-USB. A aparelho Greenphone é um GSM tribanda, com câmera fotográfica de 1,3 megapixels, 64 MB de RAM e 128 MB de memória Flash. Sua tela de cristal líquido é sensível a toque. Neste caso, embora o software seja grátis, o aparelho é pago. Você terá muitas opções de aparelhos. O Greenphone já está à venda por cerca de 700 dólares.
Certamente esse tipo de iniciativa, somada à tecnologia de telefonia pela internet (VoIP) e a provável disseminação de redes mesh para acesso grátis e sem fio à internet a partir de qualquer ponto de determinada cidade, revolucionarão o mercado de telefonia celular.

Nenhum comentário: