Arnaldo Rabelo

03 fevereiro 2007

Publicidade em TV interativa movimentará US$ 2,2 bi

Em 2015, a publicidade em TV interativa vai gerar uma receita de US$ 2,2 bilhões no mundo inteiro, prevê um estudo apresentado por Al Nunez, vice-presidente da fabricante Tandberg Television, durante o IPTV World Forum Latin America, nesta quarta-feira, 31. Será ainda um montante pequeno, pois estará dentro dos US$ 400 bilhões previstos de receita com publicidade como um todo (TV tradicional, mídia impressa, internet, rádio etc.) em 2015.

Todavia, a publicidade em TV interativa traz algumas vantagens que podem torná-la mais atraente e, conseqüentemente, mais cara do que em outras mídias. Segundo uma outra pesquisa apresentada por Nunez, na TV com recursos de interatividade, 85% dos telespectadores assistem aos comerciais até o fim, ante 41% na TV tradicional.

Novidades
Com o advento da TV digital por redes IP, abrem-se novas possibilidades de exploração da publicidade, aproveitando a interatividade oferecida pela tecnologia. Uma possibilidade interessante é a transmissão de comerciais selecionados levando em conta o perfil do cliente. Por exemplo: um mesmo produto pode ter versões diferentes de comerciais, de acordo com a idade, a renda ou o endereço do consumidor. A emissora de IPTV, conhecendo o perfil de cada assinante, poderá oferecer aos anunciantes uma transmissão segmentada dos comerciais.

Outra possibilidade, já bastante comentada, é o chamado "hotspotting", que ainda está em fase de testes: o telespectador pode, com o controle remoto, marcar um objeto que está em cena e obter mais informações sobre ele. Outra é o que Nunez chama de "telescoping": o cliente, através do controle remoto, pode acessar uma versão mais longa de um comercial que acabou de ser veiculado.

Fonte: Tela Viva News

Nenhum comentário: