O mercado norte-americano contribuiu com 60% de todas as vendas mundiais no varejo de produtos licenciados, ou US$ 144 bilhões.
A Europa foi responsável por pouco menos de 25% do total, com mais de US$ 57 bilhões, enquanto a Ásia gerou quase 10% ou US$ 24 bilhões.
Segundo dados da Abral, a receita brasileira com licenciamento é cerca de US$ 4,2 bilhões (1,7%).
As categorias de produtos mais importantes no setor de licenciamento são:
- personagens e entretenimento - US$ 107 bilhões (44%)
- marcas corporativas - US$ 53 bilhões (22%)
- moda - US$ 29 bilhões (12%)
- esportes - US$ 26 bilhões (11%)
- publicações - US$ 12 bilhões (5%)
- marcas universitárias (ligadas a times universitários) - US$ 4,6 bilhões (1,9%)
- celebridades - US$ 3,3 bilhões (1,4%)
- música - US$ 2,3 bilhões (1,0%)
Nenhum comentário:
Postar um comentário